Cid Gomes dá mau exemplo no transito



O governador deveria andar de capacete, viseira e com faróis acesos sob pena de ter sua habilitação recolhida

26/10/2012 - O Governador Cid Gomes tem atraído atenção dos eleitores de forma diferenciada esta semana.  Desde terça-feira ele circula numa motoneta adesivada com o nome do candidato Roberto Cláudio. Ele deve usar o veículo até sábado, para cumprir a meta de visitar 119 bairros de Fortaleza. A iniciativa é considerada simpática por algumas pessoas, mas também tem sido alvo de críticas. É que o governador está dando mau exemplo ao circular sem capacete, equipamento de segurança obrigatório tanto para condutor quanto para passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor ou triciclo motorizado. O Código de Trânsito Brasileiro determina ainda que o equipamento tenha certificado por organismo acreditado pelo Inmetro.

Veja o que diz o Código Trânsito Brasileiro:

O Art. 244 do CTB diz ser infração "Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:..." (sem capa
cete e viseira, passageiro sem capacete, faróis apagados, com criança menor que sete anos, etc.) que geram as consequências acima.

O Art. 143 ...
"Ciclomotor" pode ter duas ou três rodas, condutor pode estar tanto montado quanto sentado.

A obrigação de usar capacete e viseira para condutor, capacete para o passageiro (além do farol aceso, com criança, etc.), conforme o Art. 244 do CTB, e que podem implicar inclusive na suspensão da CNH, é apenas para as "motocicletas", "motonetas" e "ciclomotores" (inclusive de três rodas).

SGA Notícias | Blog Roberto Moreira

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]