São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - Sábado 19 de Abril de 2014 - Ano: VI - Edição: 2.003 - Visitas: 4.925.233 - Postagens: 22.152 - Comentários: 8.212

Estudantes de São Gonçalo do Amarante fazem prova estilo Enem

22/08/2013 - A Secretaria de Educação do município de São Gonçalo do Amarante realizou prova no estilo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os estudantes do ensino municipal, com o intuito de avaliar os alunos e os professores.

As provas serão aplicadas de 14 a 28 de agosto e servirão como indicadores para avaliar a educação do município com o objetivo de identificar, planejar e melhorar as deficiências observadas. A partir da avaliação, os professores, que já receberam aumento salarial, poderão receber gratificações extras.

A iniciativa partiu de uma das promessas de campanha eleitoral do atual prefeito do município, Cláudio Pinho, de melhorar os índices educacionais.

Neste ano, os professores que atingirem a meta receberão gratificações de 40%, sendo 20% para o primeiro semestre e 20% para o segundo semestre, caso seus alunos obtenham média acima de 6 nas provas. Para 2014, a meta é chegar aos 60%.

A secretária de Educação do município, Marineide Clementino, explica que não estão somente gratificando os professores, mas diagnosticando o nível de aprendizagem dos alunos para fazer intervenções pedagógicas.

De acordo com o idealizador do projeto e consultor da Secretaria de Educação, Irineu Carvalho, a avaliação irá incentivar os professores a desenvolver um trabalho melhor na educação.

Elaboração

Segundo Marineide Clementino, as provas foram elaboradas com a ajuda de professores da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os professores do município participaram apenas na indicação dos assuntos abordados.

As provas aplicadas são referentes a todas as disciplinas ministradas da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, os exames foram realizados ao mesmo tempo para as séries iguais, com processo similar aos de vestibulares e do Enem. O pacote com as provas foram abertos na frente dos alunos e nenhum professor aplicou os testes para as suas respectivas turmas.


Atualmente, São Gonçalo do Amarante possui 10.029 alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e no EJA.

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

“As pessoas podem e devem expressar suas opiniões através do blog mesmo no anonimato, mas que o façam com responsabilidade sem agredir a honra de pessoas.