São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - quinta-feira 17 de agosto de 2017 - Ano: IX - Edição: 3.220 - Visualizações: 17.954.957 - Postagens: 31.406

Hospital Geral de São Gonçalo do Amarante amplia em 85% cobertura de especialidades cirúrgicas



A unidade amplia seu quadro de atuação, realizando procedimentos em diversas especialidades


22/07/2016 - Nos últimos quatro anos, o Hospital Geral Luiza Alcântara Silva, de São Gonçalo do Amarante, aumentou em 85% a cobertura de especialidades cirúrgicas eletivas previamente agendadas. De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, o hospital conta com estrutura para realizar diversos atendimentos de baixa e média complexidade. Segundo a pasta, o objetivo foi aumentar a capacidade de resolução de casos no próprio município e diminuir a necessidade de deslocamento dos pacientes.

Estão disponíveis, atualmente, 27 procedimentos.  Cirurgia Obstetra/Ginecológica: Histerectomia, Conização, Oferectomia, Salpingectomia, Curetagem, Laqueadura de Trompas, Miomectomia, Bartolinectomia e Parto Cesário. Cirurgia Geral: Laparotomia, Colecistectomia, Varicocelectomia, Perineoplastia, Herniorrafia, Postectomia, Hemorroidectomia, Colostomia, Correções de Prolapsos, Cirurgia Otorrinolaringologica: Amigdalectomia, Adenoidectomia. Cirurgia Oftalmológica: Pterígio, Catarata. Cirurgias de baixa complexidade: Remoção de sinais, verrugas, nervos, cistos e lipomas; Biopsia de pele; Eletrocoagulação; Exérese de unha; Remoção de Corpo Estranho; Remoção de Polidactilia; E Debridamento de Ferida Infectada.

Na escolha das especialidades que receberam estrutura para cirurgia, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante realizou um estudo baseando-se nos atendimentos realizados pelo hospital e nos dados em consultas das Unidades Básicas de Saúde no município.

Para ter acesso a esses procedimentos, o paciente deve ser atendido pelos médicos do Programa da Saúde da Família, nos postos de saúde do município. O médico preenche uma Guia de Solicitação de Avaliação Cirúrgica que deve ser apresentada na Secretaria de Saúde, onde é agendado o atendimento no Ambulatório de Cirurgia. Todos os casos passam por avaliação criteriosa do médico, que solicita e analisa exames e, quando indicada a necessidade, programa a intervenção cirúrgica.

O Centro Cirúrgico do Hospital Geral Luiza Alcântara Silva foi estruturado com equipamentos e materiais específicos de cada especialidade, além da contratação e treinamento de uma equipe multidisciplinar. A equipe de profissionais do Centro Cirúrgico inclui dois cirurgiões gerais, obstetra, otorrinolaringologista, oftalmologista, anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem capacitados em instrumentação cirúrgica. O grupo trabalha em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar para adequação e segurança das cirurgias.


O Diretor Clínico do Hospital, Dr. Wagner Filgueiras, afirma que a disponibilidade de procedimentos contribui para a rede hospitalar municipal como um todo. “Com a implementação numérica e qualitativa do serviço de cirurgia foi proporcionada à população de São Gonçalo do Amarante uma maior agilidade e simplificação do processo de agendamento dos procedimentos, o que aumentou o acesso e diminuiu o tempo de espera por esse serviço, além de proporcionar uma maior comodidade e conforto ao usuário que agora realiza a cirurgia que necessita no município que reside”, explica Dr. Wagner.

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]