São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - quarta-feira 16 de agosto de 2017 - Ano: IX - Edição: 3.219 - Visualizações: 17.954.957 - Postagens: 31.406

Curso em São Gonçalo do Amarante reúne pais e alunos na prevenção contra as drogas


Escolas da rede municipal receberam palestras para sensibilizar sobre os riscos da dependência química e envolver as famílias na prevenção às drogas, incluindo o álcool


26/08/2016 - A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante concluiu no mês de agosto a programação de palestras sobre Prevenção e Qualidade de Vida com enfoque no combate ao uso de drogas. Crianças, adolescentes e jovens, acompanhadas de suas famílias, participaram das palestras que visam sensibilizar sobre o risco no uso de entorpecentes, principalmente o álcool. O curso é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas com o apoio das Secretarias de Educação e Saúde do Município.


As escolas da rede municipal foram o ponto de encontro para esses momentos de orientação e reflexão. A cada encontro, a advogada e Coordenadora de Políticas Públicas Sobre Drogas de São Gonçalo do Amarante, Rossana Brasil, conversava com os participantes sobre o papel da família destacada por ela como uma das instituições mais importantes nesta luta. “São informações necessárias que damos: o que fazer para afastar os filhos das drogas, a quem recorrer, quais os meios de diálogo etc. Essas informações são necessárias, já que sofremos com a banalização da maior droga, que é o álcool. Muitos pais têm esse interesse, e ajudam nessa integração”, explica a coordenadora. Em seguida, o empresário, palestrante, e dependente químico em recuperação, Jorge Damasceno, faz um relato de sua luta para superar a drogadição que, em seus momentos mais extremos, o levou a morar na rua durante um período. Ao final de cada encontro, era realizado um ciclo de perguntas e respostas com pais e alunos para fixar o conteúdo apresentado.


Desde 2013, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante promove ações no objetivo de combater os problemas decorrentes das drogas, com a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas.  De acordo com Rossana Brasil, o trabalho desenvolvido em São Gonçalo do Amarante é pioneiro no Estado. “Foi um grande avanço dentro do Estado do Ceará. Fomos a segunda coordenadoria criada no Estado. Isso é muito importante de salientar, a preocupação do Prefeito Claudio Pinho, o empenho em uma nova política, com uma preocupação com nossas crianças, jovens e familiares.Dos 184 municípios cearenses, São Gonçalo do Amarante foi o primeiro a apresentar o seu Programa de Prevenção às Drogas ao governo do Estado” , conclui.


Gabriel Comesaña

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]