São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - domingo 17 de dezembro de 2017 - Ano: X - Edição: 3.348 - Visualizações: 19.638.129 - Postagens: 32.192

Gincana reúne juventude no sertão de São Gonçalo do Amarante



O evento integrou jovens e adolescentes de distritos na zona urbana, de praia e sertão


10/08/2016

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante reuniu cerca de 300 jovens para a realização da II Gincana da Juventude nas Férias. O evento, realizado nos últimos dias 28 e 29 de julho, aconteceu na comunidade de Várzea Redonda e,  em mais de 120 provas, abordou como temas ligados ao sertão a aos direitos humanos.


O Sertão é um Universo foi o tema central, escolhido pela organização da gincana para aproximar a juventude local da realidade sertaneja existente em São Gonçalo do Amarante. Para Robson de Souza, líder do grupo Big Bang, a vivência foi de descoberta sobre a cultura sertaneja.  “Minha experiência junto a minha equipe foi de evolução. Explorar um novo mundo, o qual ninguém tinha conhecido. A sensação de experimentar algo novo fez com que o espírito de gincaneiro florescesse em cada um de nós.” avalia ele. Paulo também destacou as temáticas das provas realizadas que, para ele, expressaram bem o objetivo da gincana. “As provas foram de acordo com o ambiente da gincana, provas que fizeram o nosso lado cultural crescer e explorar nossas raízes, mostrando nossos antepassados, fazendo com que essa nova geração cresça sem esquecer suas raízes.”, lembra Paulo.

Outra líder de equipe, Marrília Brenda, acredita que a gincana serviu para aumentar o relacionamento entre jovens das diversas regiões de São Gonçalo do Amarante. “Ser lider de uma equipe como a minha, que reunia uma galera de diferentes localidades, com costumes diferentes, de jeitos diferentes e que se deram tão bem, de um jeito tão lindo, foi realizador. Conhecer o sertão mais a fundo, conhecer as pessoas que lá moravam e que ficaram felizes em abrir seu coração para a nossa equipe, pessoas que sorriam cada vez que alguém passava fantasiado, pessoas que viram algo diferente e que gostaram desse 'algo' novo" explica ela, que aproveitou para agradecer aos organizadores a oportunidade de participação no evento, e a interação das pessoas da comunidade local.

Uma das participantes da equipe campeã, Daniele Moreira, também comentou sobre os benefícios da realização:"A gincana foi muito boa, nos proporcionou novas oportunidades, conhecer pessoas novas, lugares novos,  é o sertão que não é tão explorado pelos jovens, saber que a comissão foram muito profissionais, pois conhecem todos e mesmo com seus vínculos de amizades atuaram sempre com ética.", opina Daniele.

Na opinião de Leyliane Soares, participante da equipe Jovens do Futuro, a gincana representou a capacidade de interação dos participantes. “A gincana foi ótima, né?  Houve muita interação da galera. Essa gincana foi bem organizada, as provas muito boas. Fiquei surpresa ao ver a criatividade da galera, uma equipe ajudando a outra, isso foi maravilhoso. Novas amizades foram feitas, Tem coisas ali que ficarão na memória de todos. Nem preciso falar que eu amei, que com certeza todas as equipes amaram, porque isso tá na cara de cada um.”, afirma Leyliane que também foi candidata a rainha da Equipe.

Na visão Cleyton Oliveira, coordenador de Juventude da Secretaria de Juventude e Esporte de São Gonçalo do Amarante, o evento cumpriu com o esperado: “foi incrível a receptividade da comunidade para com os integrantes das equipes e com a comissão organizadora. Foi, com certeza, um momento que vai ficar marcado pra sempre na historia e lembrança da comunidade”, conclui.

Gabriel Comesaña

1 comentários:

Roseli Dias disse...

jovens do futuro s2

[ Deixe-nos seu Comentário ]