São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - terça-feira 17 de outubro de 2017 - Ano: X - Edição: 3.287 - Visualizações: 18.935.765 - Postagens: 32.192

São Gonçalo do Amarante realiza hoje Dia D da vacinação



Postos de saúde do município estarão realizando vacinação com atendimento odontológico

24/09/2016 - O Dia D da vacinação será realizado no próximo dia 24 de setembro, em todos os postos de saúde de São Gonçalo do Amarante. O município participa de campanha nacional de mobilização para atualização das cadernetas de vacina. Aproveitando a oportunidade da visita ao posto, a Secretaria de Saúde do Município também reforçará o atendimento odontológico de crianças e adolescentes, que farão avaliação da saúde bucal e terão orientações sobre métodos adequados de escovação.

As doses estarão disponíveis nos postos de saúde do município até 30 de setembro. A maior preocupação é com a atualização da vacina contra poliomielite, uma vez que a campanha nacional de imunização contra a doença, geralmente realizada em agosto, pelo Ministério da Saúde, foi adiada para setembro, devido a realização das Olimpíadas no Rio. Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o esquema de prevenção da doença, que é de três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão oral.

Outro público que também é alvo de mobilização nesta campanha de atualização das cadernetas de vacinação são os adolescentes. Dados do Ministério da Saúde apontam que a cobertura vacinal entre adolescentes no Brasil ainda não é adequada. Isso porque, diferentemente das crianças pequenas que são levadas às unidades de saúde pelas mães, adolescentes e jovens são mais resistente em buscar serviços de saúde.

Esta é a primeira vez que o SUS disponibiliza doses de todas as vacinas. São 14 tipos, que poderão ser encontradas gratuitamente nos postos de saúde do município: Hepatite A, VIP, Meningocócica C,Rotavírus,HPV,Pneumo 10, Febre Amarela, Varicela, Pentavalente, Tetraviral, Dupla Adulto, DTP, Tríplice Viral, VOP (Poliomielite). É importante que a população fique atenta para as mudanças na dosagem de determinadas vacinas, conforme determinações do Ministério da Saúde.

ATUALIZAÇÃO DAS DOSAGENS DE VACINA SEGUNDO DETERMINAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

HPV

Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.

Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 14 anos.

Poliomielite

Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).

Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.

Pneumocócica 10V

Como era: 3 doses  (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.

Como fica: 2 doses - aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.

Meningocócica C

Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.

Como fica:2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.



Gabriel Comesaña

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]