São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - sábado 21 de outubro de 2017 - Ano: X - Edição: 3.291 - Visualizações: 18.935.765 - Postagens: 32.192

Educação básica de São Gonçalo do Amarante está acima da média nacional


Números foram registrados por indicador de desempenho divulgado em setembro pelo Ministério da Educação


04/10/2016 - São Gonçalo do Amarante possui indicadores da Educação Básica acima da média nacional. O crescimento da qualidade de ensino no município foi registrado em números, e divulgado, em setembro, pelo Ministério da Educação, através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que mede a qualidade no Ensino Fundamental I (até o 5º) e II (até o 9º). Os dados são referentes ao período compreendido entre 2013 e 2015, registrando, assim, o desempenho das atuais gestões municipais na área de educação.

A média alcançada pelo IDEB nas escolas de São Gonçalo do Amarante ficou acima dos índices do Ceará e do Brasil. Nos indicadores referentes até o 5º, o Brasil tem nota de 5,3 e o Ceará de 5,7. Já a nota média de São Gonçalo é de 6,1 e registra um aumento de 1,2 pontos em relação à última avaliação. Nas séries que compreendem o ensino do 5º ao 9º, a nota média dos alunos de São Gonçalo do Amarante é de 5,3 contra uma média de 4,1 do Brasil e 4,5 do Ceará.

Na avaliação por escola, compreendendo até o 5º ano, 14 das 15 unidades de ensino da rede pública de São Gonçalo do Amarante superaram a meta estabelecida para o IDEB 2015, que era de 5,2. Já no ensino até o 9º ano, 10 das 14 escolas avaliadas também superaram a nota 5,0 estabelecida como meta pelo MEC. As duas escolas que mais se destacaram foram: João Pinto Magalhães, do distrito do Cágado, e Joaquim Pacheco Menezes, em Serrote. A João Pinto Magalhães obteve média de 7,2 para as séries até o 5º, contra uma meta de 5,4 estipulada pelo MEC. Já a escola Joaquim Pacheco Menezes tinha meta estipulada em 5,3 para o 9º ano, e obteve nota média de 5,6.

Durante a atual gestão, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante investiu 28,2% do orçamento em ampliação e estruturação do ensino básico no município. Além de reformas nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação realizou ações de formação e valorização de profissionais, como o projeto de Formação Continuada de Professores, a implantação da gratificação por desempenho, o contínuo reajuste salarial acima do piso nacional, a realização anual da Jornada Pedagógica e do primeiro encontro do Fórum Regional de Secretários Municipais de Educação, que foi sediado no município.

Para o Prefeito Claudio Pinho, o ensino básico de São Gonçalo do Amarante está entre as prioridades de sua administração. “Em nossas ações de agora, buscamos a formação das futuras gerações, de forma que elas estejam prontas para o desenvolvimento crescente da região. Quero que o cidadão são-gonçalense de amanhã seja protagonista desses avanços, ocupando postos de liderança e a Educação é a base para esse crescimento”, conclui o prefeito.


Gabriel Comesaña

1 comentários:

Anônimo disse...

Espero que termine a Reforma da Escola do Violete tem demorado muito.....
Penso ser um momento muito importante para se penssar na dupla jornada nas escolas para as series iniciais. Espero que o dinheiro, ainda escasso, investido em educação, seja bem usado e chegue onde deva chegar para beneficiar todos aqueles que necessitam.

Stênio
steniogs@yahoo.com.br

[ Deixe-nos seu Comentário ]