São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - sexta-feira 20 de outubro de 2017 - Ano: X - Edição: 3.290 - Visualizações: 18.935.765 - Postagens: 32.192

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza mutirão da mamografia


 A mobilização faz parte da programação do Outubro Rosa no Município


13/10/2016 - A partir desta segunda-feira, dia 10, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante mobiliza a população para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Um mutirão de mamografias será realizado pela Casa da Cidadania (Caci), que está preparada para realizar até oito exames por dia, de segunda a sexta-feira, até o dia 28 de outubro. As mulheres interessadas devem se dirigir ao Posto de saúde mais próximo de sua casa e solicitar a requisição do exame, xerox do RG, xerox do cartão do SUS e um comprovante de endereço. 

Além do mutirão, a Secretaria da Saúde do município montou uma programação para todo o mês, que conta com a participação de profissionais da área. Serão ministradas oficinas sobre prevenção e conscientização do câncer de mama e colo do útero, incentivando as mulheres a realizarem o autoexame e buscarem os postos de saúde para solicitar o exame de mamografia e papanicolau. 

No dia 19 de outubro, a terceira edição da Caminhada Outubro Rosa toma conta da cidade, com balões, apitos, carros de som, faixas e folders, com concentração na Casa da Cidadania e cobertura da rádio local.  O Dia D da Prevenção será realizado pelas equipes do Programa de Saúde da Família - PSF semanalmente de acordo com seu calendário de rotina.  Na sede, o Dia Rosa será 20 de outubro, no Centro de Assistência Psicosocial - CAPS, com música e arte para trabalhar a autoestima de pacientes e familiares. O Hospital Geral Luiza Alcântara Silva programou o Dia Rosa, em 26 de outubro, que será marcado pela realização de palestras.

Até o final do mês, a prevenção ao câncer de mama e colo também vai estar em debate na programação das escolas municipais, dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, e outros equipamentos públicos, com distribuição de folhetos explicativos. O mês de atividades será encerrado com a III Corrida Rosa, que distribuirá premiação e troféus aos vencedores que correrão na luta contra o câncer.



Outubro Rosa

Um laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mana e passou a ser utilizado nos Estados Unidos como parte de um movimento de mobilização para alertar às mulheres sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Outubro tornou-se o mês de prevenção ao câncer de mana e o movimento hoje tem escala internacional. 

Confira a programação do Outubro Rosa em São Gonçalo do Amarante
       
Segunda-Feira, 10-28
Multirão da Momografia
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
Oficinas sobre prevenção e conscientização do câncer de mama e colo do útero
Local: Escolas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades Básicas de Sáude (UBS)

Quarta-Feira, 19
 4ª Caminhada para sensibilização de combate ao câncer de mama e colo do útero 
Local: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)-Ponto de Encontro
Horário: 7h:20

Quinta-Feira, 20
Dia D do CAPS
Local: Centro de Atenção Psicossocial
Horário:14h

Quarta-Feira, 26
Dia Rosa no Hospital HGLAS
Horário: 14h

 Sexta-Feira, 31
III Corrida Rosa
Em frente ao NASF
Horário:16h


Gabriel Comesaña

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]