São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - sexta-feira 15 de dezembro de 2017 - Ano: X - Edição: 3.346 - Visualizações: 19.638.129 - Postagens: 32.192

EDUARDO GUIMARÃES | Lava Jato vai devolver o Brasil ao século 19

Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania
18 de Março de 2017

Não há muito que falar. Apenas quero me unir aos que estão alertando. A tal “operação carne fraca” mostrou como é mal-intencionado o discurso que criminaliza “os políticos”, pois quem corrompe esses políticos são empresários e ninguém os estigmatiza.

Em segundo lugar, a Lava Jato vem servindo para massagear o ego de membros do Ministério Público e do Judiciário e para exterminar políticas públicas voltadas ao social, à distribuição de renda e à valorização do trabalho assalariado, pois substituiu um governo voltado para o social por outro antissocial.

Na última sexta-feira, a Lava Jato divulgou um balanço de quantos prendeu e condenou e de quanto dinheiro roubado recuperou.

Para resumir e simplificar: para recuperar cerca de 500 milhões de reais, a Lava Jato provocou uma paralisia da economia que gerou prejuízos da ordem de centenas de bilhões de reais. E ninguém acredita que a corrupção vai terminar por causa disso.

Um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira era o setor da construção pesada. Usinas hidrelétricas, estradas, portos, aeroportos, hospitais etc. Esse setor era tão desenvolvido no Brasil que conquistou o mundo.

As empreiteiras brasileiras eram potencias que geravam divisas e levavam alto o nome do Brasil.

Roubavam tanto quanto milhões de outras empresas brasileiras que sonegam impostos e pagam propinas e nem por isso sofrem a mesma demolição.

Para quem não sabe, as empreiteiras brasileiras vão acabar todas nas mãos da China. As negociações estão adiantadas. Com isso, uma parcela gigantesca do PIB brasileiro vai para o vinagre.

Agora, é outro setor que afundou. O setor de carnes é um dos mais dinâmicos do país. Nossas carnes ganharam o mundo. Grupos como Friboi e BRF são vitais para o Produto Interno Bruto brasileiro e, assim como as empreiteiras, com o massacre de sexta-feira vão acabar na mão dos gringos.

Ninguém é a favor da corrupção a não ser os corruptos. E corrupção é o que não falta no Brasil. Mas querer que o combate à corrupção seja eficiente é uma coisa, querer que ele seja destrutivo, que jogue fora a água do banho da criança com a criança junto é outra.

Não era necessário o espalhafato da operação Carne Fraca. Tudo poderia ter sido feito na surdina, os culpados punidos, mas sem destruir a imagem do setor.

Quem vai lucrar com isso é a concorrência europeia, entre outras.

Os gringos virão cheios de dólares e comprarão nossas empresas a preço de banana enquanto nossos trabalhadores estarão afundados em jornadas intermináveis de trabalho sem direitos trabalhistas e recebendo salários aviltados.


A Lava Jato e os golpistas que favoreceu estão devolvendo o Brasil ao século 19. Vai demorar décadas para consertar o estrago que essa praga de gafanhotos fez, faz e ainda irá fazer, porque o ego dos investigadores ainda não foi suficientemente massageado.

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]