São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - quarta-feira 23 de agosto de 2017 - Ano: IX - Edição: 3.226 - Visualizações: 17.977.957 - Postagens: 31.406

Universidade Federal do Ceará tira nota 5 pontuação máxima no conceito do MEC



04/08/2017 - O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, dará entrevista coletiva, às 10 horas desta sexta-feira, em seu gabinete. Abordará o desempenho da UFC na avaliação do Conceito Institucional, feita pelo Ministério da Educação. Pela primeira vez, segundo a assessoria de imprensa da Instituição, a universidade recebeu nota 5, pontuação máxima do Conceito, que avalia todas as dimensões da instituição: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão.

henry Campos também dará detalhes sobre a instalação de dois importantes laboratórios recém-selecionados em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), contemplados com investimentos de R$ 5,5 milhões. São eles: a Central de Genômica e Bioinformática (CenGenBio) e o Laboratório Embarcado Multiusuário do Atlântico Equatorial.

Laboratórios

A CenGenBio é um laboratório multidisciplinar que beneficiará pesquisas de áreas como medicina, farmacologia, biotecnologia e ecologia. Em linhas gerais, a Central permitirá estudos de sequenciamento de ácidos nucleicos, ou seja, estudos sobre a sequência, organização e expressão de material genético de seres humanos, animais e outros organismos. Trata-se de uma área de estudo que tem revolucionado a ciência, auxiliando pesquisadores a “ler o DNA” de forma mais precisa, através do uso de tecnologias de ponta.


Já o Laboratório Embarcado consiste em um barco que abrigará pesquisas nas seguintes linhas: prospecção de recursos marinhos; mudanças climáticas e impactos nos oceanos e continentes; dinâmica, avaliação e manejo dos ecossistemas para a produção biológica; e análise de impactos ambientais nas regiões oceânicas e ambientes de transição oceano-continente.

Eliomar de Lima - O Povo

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]