São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - quinta-feira 14 de dezembro de 2017 - Ano: X - Edição: 3.345 - Visualizações: 19.638.129 - Postagens: 32.192

Governador Camilo Santana realizou nesta quinta-feira (30) a entrega oficial da Escola Estadual de Educação Profissional Walter Ramos de Araújo em São Gonçalo do Amarante




Governador destaca potencial econômico de São Gonçalo do Amarante durante entrega de Escola de Educação Profissional


1º DE DEZEMBRO DE 2017
Thiago Sampaio - Repórter
Tiago Stille - Fotógrafo 

Município onde fica localizado um dos principais polos que movimentam a economia cearense, São Gonçalo do Amarante conta com uma nova escola para preparar os jovens para o mercado de trabalho. O governador Camilo Santana realizou nesta quinta-feira (30) a entrega oficial da Escola Estadual de Educação Profissional Walter Ramos de Araújo, que conta com investimento de quase R$ 10 milhões, oriundos dos governos Estadual e Federal.

O chefe do Executivo, que foi recepcionado com muita festa pela banda dos estudantes, destacou o desejo de continuidade nos avanços do equipamento. “Essa escola já deu oportunidade a centenas de jovens. Daqui já saíram alunos que entraram em Medicina na UFC, que antes só passavam estudantes das melhores escolas particulares. No último Enem, 24 alunos de escolas públicas ingressaram no curso de Medicina. O Ceará é o estado com a maior rede de Ensino Médio do país. Ninguém faz nada sozinho e isso é mérito de todos vocês que se dedicam todos os dias pela educação”, afirmou o governador.

Durante o evento, Camilo destacou o grande potencial econômico da região e anunciou outros benefícios, incluindo uma Areninha “Realizamos um sonho que é a siderúrgica, uma realidade que gera 18 mil empregos diretos e indiretos para o Ceará. Estamos fechando parceria com o porto de Roterdã e, se Deus quiser, vamos fazer muito mais para gerar oportunidade de renda e emprego para São Gonçalo. Também estou aqui para atender uma reivindicação antiga que é a reforma da estrada de acesso, que já está autorizada. Eu e o prefeito Cláudio Pinho estamos fechando um programa de melhorias para o Complexo Portuário do Pecém. Hoje saio feliz pois estou assinando a ordem de serviço para a construção de uma Areninha que eu garanto que voltarei daqui quatro meses para inaugurar jogando futebol”. 


A escola

A nova escola está localizada onde antes funcionava a EEEP Adelino Cunha Alcântara, que foi totalmente reformada para atuar em tempo integral, com capacidade para atender 540 alunos. A estrutura conta com 12 salas de aula, auditório, biblioteca,blocos pedagógico e administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática.

Pela tarde, são ofertados os cursos básicos de Administração, Comércio e Informática, além de uma parte diversificada que abrange componentes curriculares como: Empreendedorismo; Projeto de Vida; Mundo do Trabalho; Formação para a Cidadania; Projetos Interdisciplinares; Horários de Estudo e Língua Estrangeira Aplicada.

A diretora da EEEP Walter Ramos de Araújo, Iris Pinto, fez um discurso emocionado de quem acompanhou toda uma trajetória e agora comemora as conquistas “Em 2009, a Escola Estadual de Ensino Profissional surgiu como um sonho e, ao longo do tempo, alcançou resultados extraordinários. Temos que parabenizar a equipe empenhada em garantir o sucesso dos estudantes. Hoje eles ganham um equipamento que dispõe de todas as melhores condições para aprender, evidência da preocupação do governador Camilo Santana, e do secretário Idilvan Alencar. Esse cuidado se chama amor pelo trabalho, pela vida, por vocês”. 


A aluna Ana Raquel citou um exemplo da própria casa como motivação para se dedicar na nova escola. “Acompanhei de perto a esperança de um futuro melhor nos olhos do meu irmão com a chegada da escola de ensino profissional em 2009. Hoje vejo ele trabalhando na profissão que queria. Ele foi só um exemplo de vários que também conseguiram. Hoje eu também faço parte disso. Agora ganhamos com uma estrutura toda nova. Ter uma escola com esse padrão nos dá maior motivação para aprender, para crescer”.

A EEEP de São Gonçalo do Amarante está ligada à Crede 2, sediada em Itapipoca, que abrange os seguintes municípios: Amontada; Apuiarés; Itapajé; Miraíma; Paracuru; Paraipaba; Pentecoste; São Gonçalo do Amarante; São Luis do Curu; Tejuçuoca; Trairi; Tururu; Umirim e Uruburetama.

Estiveram também presentes na solenidade o secretário da Casa Civil, Nelson Martins; o secretário da Educação, Idilvan Alencar; o deputado federal André Figueiredo; o deputado estadual José Sarto; o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho; entre outras autoridades.

Rede Pública Estadual

A rede estadual conta com 716 escolas e 450 mil alunos. Do total,189 funcionam em tempo integral, sendo que 117 são de Ensino Profissional.

Atualmente, 84 escolas estão em construção, sendo 28 EEEPs; 40 de Ensino Médio no interior e 16 de ensino médio na Capital.


0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]