São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - terça-feira 20 de Fevereiro de 2018 - Ano: X - Edição: 3.414 - Visualizações: 20.852.299 - Postagens: 32.877

Ministro Edson Fachin escolheu plenário para evitar vitória certa de Lula


A decisão do ministro Edson Fachin de negar o habeas corpus do ex-presidente Lula foi estrategicamente calculada; ministro do STF remeteu o caso para o plenário da corte, e não para a Segunda Turma, como seria usual; os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli têm votado contra Fachin e poderiam mudar o entendimento sobre prisão após condenação em segunda instância; no Plenário, boa parte dos ministros só querem discutir o caso de Lula quando ele já estiver preso, caso o TRF-4 confirme a execução da pena, como se espera


10 DE FEVEREIRO DE 2018

A decisão do ministro Luiz Edson Fachin de negar o pedido de habeas corpus da defesa do ex-presidente Lula foi estrategicamente calculada. O ministro do Supremo Tribunal Federal negou o pedido, mas remeteu o caso para o plenário da corte, e não para a Segunda Turma do STF, como seria usual.

Na Segunda Turma, é altamente provável que Lula conseguisse derrubar a decisão de Fachin. Os advogados do ex-presidente haviam pedido a Fachin que, em vez de decidir sozinho, levasse o recurso à discussão na Segunda Turma. Nela, Fachin e a Procuradoria-Geral da República têm acumulado derrotas. Os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli têm votado contra Fachin.

Ao remeter o caso ao plenário do Supremo, Fachin remete, também, a discussão de fundo — a execução provisória da pena após condenação na segunda instância. Nessa etapa, Fachin tem uma aliada fundamental: a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia. Ela não só concorda com a manutenção do atual entendimento do tribunal, pelo qual condenados em segunda instância podem ser presos, como luta para separar qualquer reexame da corte sobre esse assunto do caso específico de Lula.


1 comentários:

Manoel Oliveira disse...

MAS VAI SER NO PLENÁRIO, O MINISTRO FACHIM, NÃO QUIZ SE QUEIMAR, COMO FAZ O GILMAR MENDES DE CARA LIMPA., E QUE ELE VAI GANHAR, OS INÚMEROS CRIMES COMETIDOS POR ESSAS GANGUES DE CRIMINOSOS , NÃO VENCEM . SOMENTE O POVO DE UM PAIS, É QUEM RESOLVE O QUE A NAÇÃO QUER , OU O LULA SE CANDIDATA E GANHA NO PRIMEIRO TURNO, OU O QUEM ESSA GANGUE QUER COLOCAR NÃO VAI GOVERNAR, O POVO VAI ATE A MORTE ISSO OS SENHORES PODEM ACREDITAR.OLHEM O QUE FIZERAM COM O NEUSON MANDELA A LAW-FARE NA AFRICA DO SUL, E O CARDEAL NA YOGUSLAVIA,ELES PERSEGUIRAM POR CAUSA DO RACISMO E PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA, EM AMBOS OS CASOS ISSO NA YOGOSLAVIA E NA AFRICA DO SUL. AQUI NO BRASIL, FIZERAM DA MESMA FORMA, RETIRARAM O CORRETO E MOSTRARAM O FALSO, UMA PERSEGUIÇÃO POLITICA,QUEM O FEZ O SERGIO MORO OMITINDO O CORRETO E ACREDITANDO NOS PROCURADORES.ISSO É COISA MUITO CORRETA, É UM PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE HARVAD QUEM DISSE. ELE ESTUDA ISSO COM UM GENERAL DO EXERCITO AMERICANO HA MUITOS ANOS. E ELES APLICARAM AQUI, E NOS TODOS JA SABÍAMOS E DEVEMOS RESISTIR E MOSTRAR O CORRETO´É POR ISSO QUE A REDE GLOBO E A BANDEIRANTES ESTÃO DESMORALIZADAS.

[ Deixe-nos seu Comentário ]