São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil - sexta-feira 20 de Julho de 2018 - Ano: X - Edição: 3.563

TEREZA CRUVINEL | Mais uma comunidade se levanta por Lula e contra Sérgio Moro

Colunista do 247, Tereza Cruvinel é uma das mais respeitadas jornalistas políticas do País
14 de Fevereiro de 2018

Enquanto os blocos esquentavam o asfalto e as escolas iluminavam a Sapucai, apareceu na favela da Rocinha aquela faixa: “Se Lula for preso o morro vai descer”. Os cariocas sabem o que significa o morro descer. Já aconteceu algumas vezes e começa com o fechamento da  auto-estrada  Lagoa-Barra e o túnel Zuzu Angel.  Mas não foi só lá. Amigos do Rio informam que apareceram faixas de solidariedade a Lula também no Morro do Juramento, na Favela da Maré e não Morro do Fallet, em Santa Tereza. Só consegui foto da faixa do Juramento, que diz: “Carnaval sem Lula é fraude. Moro, juiz imoral. Moro, juiz parcial”.

É cedo para saber mas talvez o Carnaval  do desagravo democrático proporcionado pelo desfile da escola Paraíso do Tuiuti vá se tornar um divisor de águas. Talvez depois dele tudo volte ao normal mas é possível que esteja havendo um despertar, que o povo tenha se cansado de engolir sapos e safanões e vá começar a reagir. Que comece a dizer, por palavras e atos,  como no samba da Tuiuti,  “não sou escravo de nenhum senhor”.

As faixas, embora tenham aparecido no clima do carnaval,  são mais que fantasia carnavalesca.   Sugiram em comunidades pobres, que demonstram com elas saber exatamente o que está acontecendo.  Com a prisão ou com a inabilitação de Lula, querem privara a população de votar no candidato que hoje sua preferência. Isso é fraude, é violação de um pilar da democracia, as eleições livres, em que todos podem votar e ser votados, se quiserem ser candidatos.


Brasil 247

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]