header ads

Eneva anuncia compra da Termelétrica Pecém II em São Gonçalo do Amarante



Elétrica fechou contrato para adquirir 100% das ações detidas pela Uniper Holding GmbH


14/03/2018 - A elétrica Eneva anunciou que fechou um contrato para comprar 100% das ações detidas pela Uniper Holding GmbH na termelétrica de Pecém II, em São Gonçalo do Amarante -CE, por R$ 50 milhões, segundo fato relevante divulgado nesta segunda-feira (12).

Com o negócio, a Eneva passará a deter a totalidade da termelétrica, onde o grupo alemão Uniper detinha uma fatia de 50%.

O contrato de compra e venda foi assinado no dia 9 de março e está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica e "determinadas condições suspensivas", segundo a Eneva.

Com capacidade instalada de 365 megawatts, a termelétrica de Pecém II iniciou a operação comercial em 2013. A usina é movida a carvão mineral.

A Uniper reúne ativos de geração convencional da alemã E.On, e foi criada em meio a uma reestruturação da companhia. A empresa está em processo de aquisição pela elétrica finlandesa Fortum.

Além da fatia em Pecém agora vendida, a Uniper possui ainda uma fatia de 8,28% na Eneva.

A participação dos alemães na companhia é fruto de uma fracassada parceria entre a E.On e a então MPX Energia, empresa de geração do milionário Eike Batista que posteriormente passou por dificuldades e ganhou novos sócios e mudou de nome para Eneva.

Os maiores acionistas da Eneva atualmente são BTG Pactual, com 33,73%, e Cambuhy, veículo de investimentos dos Moreira Salles, com 25,73%, além do Itaú Unibanco, com 7,88%.


Comentários