Sérgio Moro vai responder por tudo que acontecer a Lula | ALEX SOLNIX

"A execução da sentença, que certamente será anulada quando chegar ao STF, é inviável. Não há onde mantê-lo preso com segurança e o estado é responsável pela integridade física de todos os cidadãos, sobretudo de um ex-presidente da República", avalia o colunista do 247 Alex Solnik, ao criticar a sentença de Sérgio Moro contra o ex-presidente Lula; "Em outras palavras, Moro será responsável por tudo o que vier a acontecer a Lula. Quanto mais cedo Lula recuperar a liberdade, melhor para Moro"


Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

Moro vai responder por tudo que acontecer a Lula
19 de Abril de 2018

Um presidente ou ex-presidente não pode ficar preso por muito tempo porque não pode ficar preso em lugares convencionais. A história do Brasil mostrou isso em diversas ocasiões. Nenhum presidente ou ex-presidente ficou em presídio, nem por mais de seis meses. E quase sempre em prisão domiciliar.

Não pode ficar preso em presídios juntamente com outros presos, onde teria com quem conviver por falta de segurança: não faltam malucos que procuram se tornam célebres por assassinar pessoas famosas. Então nenhum presídio oferece segurança para um presidente.

Por isso Moro prendeu Lula numa sala da Polícia Federal. Mas isso também não resolve o problema. Embora seja muito mais confortável que uma cela da Papuda, é um espaço restrito para ele circular e o isolamento, a falta de socialização com outras pessoas pode ser um importante fator de desequilíbrio mental com o passar do tempo. É como ficar numa jaula. E nem animais aguentam ficar numa.

Não é saudável, portanto, ficar por muito tempo dentro de uma sala, com TV e banheiro privativo que seja. Melhor que na Papuda, mas igualmente prejudicial à saúde mental.

Daí vem a questão. Lula não pode ficar muito tempo na Polícia Federal, sob risco de afetar sua cabeça e muito menos num presídio. Nem é possível passar uma longa temporada sem convívio social além de visitas semanais, nem outra igualmente longa com convívio, mas sem segurança alguma.

Se Moro não pensou nisso quando o condenou a longos anos por um crime que ele não praticou, como se verificou, sobretudo, depois que as vísceras do "luxuoso" tríplex foram expostas à opinião pública, tem que começar a pensar.

A execução da sentença, que certamente será anulada quando chegar ao STF, é inviável. Não há onde mantê-lo preso com segurança e o estado é responsável pela integridade física de todos os cidadãos, sobretudo de um ex-presidente da República.

Em outras palavras, Moro será responsável por tudo o que vier a acontecer a Lula. Quanto mais cedo Lula recuperar a liberdade, melhor para Moro.


0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]