header ads

IFCE abre 1650 vagas em cursos técnicos gratuitos inclusive para o Campus Pecém



Inscrições serão feitas exclusivamente pela internet a partir do dia 14 de maio de 2018


08/05/2018 - Já está publicado o edital do processo seletivo de cursos técnicos gratuitos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), refente a 2018.2. São ofertadas 1.650 vagas distribuídas em 21 campi da Instituição. A novidade nesta edição é o recém-inaugurado campus de Acopiara que, pela primeira vez, participa da seleção unificada ofertando cursos regulares. Para ter acesso ao edital, basta acessar www.qselecao.edu.br. A leitura do edital é necessária para que não ocorra erros quando da escolha do curso, local e horário de oferta. 
O campus com maior oferta de vagas é o de Iguatu, com 190 oportunidades, nos cursos de Nutrição e Dietética (30 vagas), Agroindústria (30), Agropecuária (30), Comércio (40), Informática (30) e Zootecnia (30). Os outros campi são Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Itapipoca, Limoeiro Norte, Jaguaribe, Jaguaruana, Maracanaú, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Tianguá e Umirim.
Há cursos em técnicos nas modalidades concomitante e subsequente. Segundo o cronograma da seleção, referente ao segundo semestre de 2018, as inscrições vão do dia 14 ao dia 28 de maio, com a divulgação dos deferimentos no dia sete de junho. Há previsão de vagas para ampla concorrência e também para cotistas. O resultado final dos aprovados está programado para o dia 15 de junho, com divulgação a ser feita no portal da instituição.
Técnicos concomitantes - cursos de formação técnica de nível médio, ofertados a quem está cursando o ensino médio tradicional e, no contraturno, irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal. O estudante só receberá o diploma de técnico mediante a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio. Poderão inscrever-se para esta forma de oferta de ensino estudantes que, no ato da matrícula, apresentem comprovante de matrícula no ensino médio.
Técnicos subsequentes - cursos de formação técnica de nível médio, ofertados a quem já tenha concluído o ensino médio.Poderão inscrever-se para esta forma de oferta de ensino estudantes que, no ato da matrícula, apresentem comprovante de conclusão do ensino médio.

Comentários