header ads

Índice de Desenvolvimento Municipal – IDM – São Gonçalo do Amarante aparece em 3º Lugar no Ceará



| RESULTADO E EFICIÊNCIA | IDM permite averiguar quais são os municípios cearenses mais ou menos desenvolvidos


17/06/2018

Para a composição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) Anuário do Ceará-Ipece, também foram considerados outros dois indicadores de resultado e eficiência. Para avaliação dos resultados obtidos pelos municípios cearenses, utilizou-se o Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), calculado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) em 2016.

O indicador consiste numa avaliação multidimensional das cidades a partir de 30 indicadores que, por meio de técnicas estatísticas, são sintetizados em um único índice, permitindo averiguar, de forma relativa, quais são aqueles mais ou menos desenvolvidos.

Os 30 indicadores contemplam aspectos sociais, de infraestrutura, econômicos e fisiográficos. O IDM pode se situar no intervalo entre 0 e 100. Dessa forma, quanto maior o seu valor, mais desenvolvido, em termos relativos, será um município em determinado ano.

Para o cálculo do indicador de eficiência foi utilizada a chamada Análise Envoltória de Dados (ou DEA – Data Envelopment Analysis). A técnica parte da identificação de três componentes básicos: insumos (inputs), produtos (outputs) e unidades de decisão (que reúnem insumos para transformá-los em produtos).
 
Clique na imagem para ampliar
No caso do ICGM, as unidades de decisão são os municípios cearenses; o insumo considerado foi a razão entre o número de empregados no setor público municipal, conforme os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, e a população do município (conforme estimativas do IBGE); e o produto escolhido foi o IDM.

Para estimar a fronteira de eficiência técnica, que exprime a melhor forma de combinar insumos para gerar produtos, foi considerado um modelo com retornos variáveis de escala com a orientação a insumos (ou a recursos).

Os municípios mais eficientes recebem uma avaliação igual a 1 e os demais têm os seus indicadores determinados em relação a essas unidades mais eficientes, de acordo com suas posições relativas.  

Aspectos

Os 30 indicadores levados em conta na composição do IDM contemplam aspectos sociais, de infraestrutura, econômicos e fisiográficos


Comentários