Caetano Veloso: Todo cidadão deve agir para que Bolsonaro não se eleja



POR FERNANDO BRITO · 15/10/2018

De Caetano Veloso, na Folha, sobre as postagens do “guru”de Bolsonaro, o charlatão Olavo de Carvalho, que acenam até com a eliminação física da esquerda no caso de uma eventual chegada de Jair Bolsonaro ao poder.

Olavo faz incitação à violência; convoco
meus concidadãos a repudiá-lo
Olavo de Carvalho sugere em texto que, caso Bolsonaro se eleja, imediatamente à sua posse seus opositores sejam não apenas derrotados mas totalmente destruídos enquanto grupos, organizações e até indivíduos.

Ele diz que os que consideram Bolsonaro uma ameaça à democracia não estão lutando para vencer uma eleição e sim “pela sobrevivência política, social e até física”. Isso é anúncio de autoritarismo matador.

Escritor e filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, representante do conservadorismo.

Bolsonaro já disse que a ditadura matou pouco, já apareceu usando tripé de câmera como fuzil a metralhar petistas, já louvou o torturador e assassino coronel Brilhante Ustra. Quando atacado a faca por um maníaco, todos os outros concorrentes à presidência condenaram veementemente o atentado e seu autor; quando um eleitor seu matou um artista baiano que declarara voto no PT, Bolsonaro disse que não tinha nada a ver com isso.

Esse texto de Olavo anuncia uma escalada de ações violentas e conclama seus seguidores a perpetrá-las tão logo Bolsonaro chegue (se ele chegar) ao Alvorada.

É evidente que todo cidadão brasileiro que mereça esse nome –seja ele Fernando Henrique Cardoso, Roberto Carlos, Roberto Schwartz, Suzana Vieira, Chico Buarque, Luiz Tenório de Oliveira Lima, Letícia Sabatela, Fernando Haddad, Zezé de Camargo, Miriam Leitão ou ACM Neto– deve agir contra a possibilidade de eleição de Bolsonaro. A não ser que este desautorize publicamente o texto de Olavo. Único modo, aliás, de dar credibilidade a suas tentativas de amenizar o sentido de seus antigos brados.

Olavo, o sub-Heidegger do nosso sub-Hitler (ou sub-Spengler do nosso sub-Goebels), diz que petistas, artistas, mídia, professores, jornalistas e intelectuais apelam a recursos ilícitos e imorais para obter vitória. No entanto, acabo de ler um texto em letras grandes, produzido pelos correligionários do capitão, que diz: “O PT QUEBRA IMAGENS, ESFREGA O CRUCIFIXO NOS ÓRGÃOS GENITAIS, URINAM (sic) NA BÍBLIA E AGORA QUER APOIO CATÓLICO”.

Deve ser a milionésima fake news expedida pela campanha bolsonarista. Olavo é figura histórica da anti-esquerda. Catequizou gerações de jovens brasileiros a um anticomunismo delirante e ressentido.
islamismo através dos ensinamentos de Olavo, seu carismático professor. A força dos parágrafos de Fritjof Schuon, autor que li fascinado, devem ter chegado com beleza aos ouvidos da moça, através das explanações brilhantes de Olavo. Mas desconfio de que o que o animava não era a beleza do Islã, sua tradição, sua riqueza espiritual. O que o entusiasmava eram as teocracias tardias que o desfiguram.

Olavo hoje posa nos EUA segurando arma pesada. Quão útil será sua cruzada para a indústria armamentista? É-se inocente útil mesmo quando se torna paranoicamente suspicaz. Para ele, o que há na aventura da modernidade é necessariamente o mal.

Intelectual erudito e mente insana, nem sabe que eu só sei de um caso de artista que masturbava-se com um crucifixo (ele o declarou em entrevista na TV) –e era justamente um que hoje aparece ao seu lado.

Eu nunca fui petista. Nunca fui comunista. Odeio ter ouvido de Dirceu que o caso não é de ganhar eleição mas de tomar o poder. Meu pai me ensinou a ser anti-stalinista e, vendo a discrepância entre a vida real dos trabalhadores e os planos das “vanguardas” políticas, aprendi a ser anti-leninista (diante das filas para ver a múmia de Lenin em Moscou, reafirmou-se meu desprezo: detesto o mais ínfimo resquício de culto à personalidade que ronda Lula). Mas farei o que me for possível para vencer o crescimento da desigualdade e, acima de tudo, defenderei os direitos da pessoa humana.

Considero o texto de Olavo incitação à violência. Convoco meus concidadãos a repudiá-lo. Ou vamos fingir que o candidato dele já venceu a eleição e, por isso, pode mandar matar quem não votou nele? Respeitarei como presidente quem quer que se eleja. Mas exijo dele que exiba compromisso com os direitos da pessoa humana e, como os outros cidadãos, rejeite o que foi sugerido por Olavo de Carvalho.


20 comentários:

Unknown disse...

SHOWwwwwwwwwwwwwwwww

Maria Dulce Stockler disse...

Concordo em gênero, número e grau.

Unknown disse...

Repudio todo e qualquer autoritarismo e derespeito ao ser humano.

Unknown disse...

Todos nós, que valorizamos a democracia, precisa respeitar os resultados das urnas, porém o processo precisa ser dentro da legalidade, ou não é democracia. O vencedor precisa entender que não abrimos mão do respeito aos direitos humanos, trabalhistas, constitucionais. O presidente irá governar o BRASIL e não o quintal da casa dele. Olavo de Carvalho é "café com leite", fala tanta bobagem que não pode ser levado a sério.

Erikson Kimura disse...

Ele é pedófilo?

Momentos de reflexão Menina COMPACTA disse...

Demais, disse tudo que está engasgado pelos cidadãos de bem.

Unknown disse...

Perfeito, estamos sob uma encruzilhada, o voto de cada cidadão brasileiro será pela CIVILIZAÇÃO OU BARBARIE !!!

Olimpia Fernandes disse...

Daqui de Portugal desejo do fundo do meu coração que os nossos irmãos brasileiros ainda vão a tempo de compreender que não podem votar Bolsonaro! O Brasilviveu 21 anos de ditadura militar...quantos vai sofrer debaixo da pata desse demónio e seus seguidores? Quanto sangue vai correr?Acorda Irmão! Olímpia Fernandes

Josenilton Mossoró disse...

#HaddadPresidente #Haddad13 #HaddadPresidente #Haddad13 #HaddadPresidente #Haddad13 #HaddadPresidente #Haddad13 #HaddadPresidente #Haddad13 #HaddadPresidente #Haddad13

Unknown disse...

Ótima colocação!! Admirável e lúcida!!!

Unknown disse...

Mestre!!!!!

Unknown disse...

Decrépito!

Anônimo disse...

Por que não ser capitalista, socialista, anarquista, comunista ou refém de qualquer ideologia?
Porque PENSAR é algo sublime e todos temos esse direito!
Porque podemos ter um BRASIL genuinamente brasileiro, conforme sua realidade, suas necessidades e suas PRÓPRIAS IDÉIAS!
Porque estamos fartos de importar leis, hábitos, palavras e idéias que não nos satisfazem.

Maria Helena Lima da Silva disse...

#B17 #elesim

bragacelia disse...

Vamos fortalecer a Democracia, esses 21 anos de ditadura militar já ensinaram a lição. Não ao Bolsonaro!

Unknown disse...

Esqueceu da terá secando.

Edison disse...

Eu votarei 17

Hortense Ferreira disse...

Conheço alguma parte do Brasil apenas por férias que lá passei. O Brasil é um País estranho, houve momentos vividos lá que foram dos melhores da minha vida mas não consigo entender os Brasileiros. Dá ideia que samba, cerveja, Carnaval e crença nalguma qualquer igreja (não é a mesma coisa que fé embora eles confundam e achem que sim)lhes chega para ser feliz. Os que não são assim, são 2 tipos de classe, a classe intelectual, os artistas que são cultos e elucidados e têm um pensamento que eu considero normal e depois há os outros os que se revoltam e se destroem a eles e aos outros e com isto refiro-me aos gangues e aos bandidos apesar de poderem ser tudo isso mesmo sem perceber que foi a revolta de um sistema abjecto que os levou a ser o que são e com isto não estou a desculpá-los de modo nenhum.Porque será sempre impossível viver em paz com uma sociedade onde a miséria vive porta a porta com a riqueza extrema. Numa sociedade tão mas tão desigual nunca haverá nada menos que guerra, isso dá origem ao mal, ao crime violento etc.
Vocês Brasileiros vivem com a corrupção que não conseguem controlar...nós Portugueses também, vocês Brasileiros deixaram de acreditar nos políticos, nós também. Mas por amor da Santa, o Hitler existiu, a ditadura existe, homens maus são reais e esse homem é abominável, perigoso. Quando nós pensamos que vimos um Trump ser eleito achamos que já vimos tudo!!!! Afinal longe disso, mesmo muito longe. Como é para ser humanos normais e pensantes o "argumento" de que já votaram em quem conheciam e foi mau, vota-se agora em alguém que supostamente é desconhecido porque só pode ser melhor....meu Deus é absurda!!!!! vejo na televisão montes de jovens a apoiar Jair Bolsonaro ...Deus meu, que jovens são esses????? o que é que eles têm na cabeça????? O homem é mau, é estúpido mesmo, é retrógado.... como é que eles não percebem isso? O homem não sai de casa, só fala com quem entende, ameaça de morte a elite brasileira intelectual porque lhes chama vermelhos e ele quer eliminar da face da terra os "vermelhos", só diz barbaridades. Desconsidera as mulheres etc... o que é que será preciso mais para o conhecerem?????Eu nem sei definir este povo que o apoia e que pelos visto é uma maioria.Não mesmo. Meus caros Brasileiros vocês não são nossos irmãos não, de maneira nenhuma, vocês são alienados. Vocês são masoquistas, adoram ser mal tratados viver na miséria e ser desprezados. Vocês chamam comunidades às favelas para atenuar a vossa própria consciência e dizem-se muito felizes. Isso de comunidades não tem nada, são favelas mesmo...em Português de Portugal ( o verdadeiro) isso são bairros de lata, sitiados por criminosos, e são imensos, sem fim mesmo e votarem em Bolsonaros vocês não se vão ver livres deles, nem do crime, nem da corrupção antes pelo contrário. Neste momento estão a ser governados por mafiosos agora preparam-se para eleger um Criminoso sem educação, sem princípios, amoral, um Ditador e vão voltar a viver em ditadura e fascismo. Eu não entendo este Povo, não mesmo. Acordem para a vida para a vossa realidade.

Silvana Baralha disse...

Já foste Haddad....

Almir Simões disse...

ATÈ O JOAQUIM BARBOSA PUBLICOU HOJE NO TWITER : " PELA PRIMEIRA VEZ UM CANDIDATO ME AMEDRONTA ... VOTO EM HADDAD "

[ Deixe-nos seu Comentário ]