2

São Gonçalo do Amarante - CE - Quarta-feira 30 de setembro de 2020 - Ano: XII - Edição: 4.364

Primeiro ano de Bolsonaro derruba apoio à democracia no Brasil


(Foto: Agência Brasil)

Entre o fim de 2018 e de 2019, o apoio à democracia como melhor forma de governo caiu de 69% para 62% depois da eleição de Jair Bolsonaro, que ameaça o sistema democrático

1 de janeiro de 2020

"Após o primeiro ano do governo Jair Bolsonaro, caiu o apoio à democracia como melhor forma de governo, aponta pesquisa Datafolha. Para 62% dos entrevistados, a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo. No levantamento anterior, realizado na semana do primeiro turno das eleições de outubro de 2018, esse índice era de 69%", aponta reportagem de Guilherme Magalhães, publicada na Folha de S. Paulo.

Ao mesmo tempo, cresceu de 13% para 22% a parcela da população para quem tanto faz se o governo é uma democracia ou uma ditadura. Permaneceu estável em 12% a fatia de entrevistados que diz ser preferível uma ditadura em certas circunstâncias, aponta ainda o jornalista.

A pesquisa mostra também que o apoio à democracia é mehor entre os excluídos da sociedade. "Afirmam que a democracia é sempre melhor 85% dos entrevistados com nível superior de escolaridade e 81% dos que possuem renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos. Esse índice cai para 48% entre aqueles que têm somente o ensino fundamental e para 53% entre quem ganha até dois salários mínimos", diz o texto.


0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor