Em São Gonçalo dique-denúncia 153 para aglomerações e descumprimento dos Decretos Municipal e Estadual


08/04/2020

Além das atividades cotidianas de fiscalização realizadas pela Guarda Municipal (GM) de São Gonçalo do Amarante, como crimes contra o patrimônio público e pedido de ajuda em emergências, em tempos de combate ao novo coronavírus (Covid-19), a instituição está responsável por outras atividades. Dentre elas, orientar a população para o cumprimento dos Decretos Estadual e Municipal, que determinam o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais e orientar a população sobre as recomendações do Ministério Público do Ceará (MPCE), que é evitar aglomerações e manter distância mínima de 1,5 metro a 2 metros entre as pessoas em locais de fluxos de atendimentos.

Em qualquer dessas situações, o cidadão gonçalense pode acionar a Guarda Municipal através do número 153. As rondas da GM acontecem diariamente em todo o município. Até agora, segundo O Subcomandante Moraes, nenhum estabelecimento foi notificado.

Lembrando que somente locais que prestam serviços essenciais podem funcionar normalmente neste período de pandemia, como bancos, lotéricas, supermercados, mercadinhos e demais estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios. A orientação é evitar filas e aglomerações nas dependências e na frente dos estabelecimentos.

O Subcomandante Moraes relata que as denúncias acontecem todos os dias de diversos pontos de São Gonçalo do Amarante. “Diariamente recebemos denúncias, tanto pelo telefone 153, como também pelos contatos do Comandante da GM, Marcílio Alcantâra, o no meu número pessoal também”, explica.

Ainda de acordo com Moraes, as denúncias são de aglomerações em espaços públicos, como o Jardim Botânico e em alguns calçadões, também em estabelecimentos comerciais que despeitaram os decretos. “Logo que somos contactados, vamos enloco resolver o problema. Até hoje não notificamos ninguém. Todas as vezes que orientamos, somos ouvidos e bem recebidos”, ressalta.

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor