Em tempos de coronavírus, a dengue não pode ser esquecida



02 Abril de 2020

Estamos enfrentando uma pandemia, por conta do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, ainda é preciso se ater também aos números da dengue, que estão aumentando significativamente. Neste momento em que a população está em quarentena devido a Covid-19, os agentes de endemias pedem para que todos tenham uma atenção especial com áreas de quintal ou de convivência, em que existam acúmulo de objetos que podem propiciar ambiente de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zica vírus. 

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante conta com testes rápidos para detectar as doenças causadas pelo mosquito, mas ressalta que é necessário o apoio da população para verificar coisas simples, como evitar acúmulo de água em locais desnecessários, pois o mosquito coloca os ovos em água limpa, mas não necessariamente potável.

Segundo a Coordenadora de Endemias e Zoonoses de São Gonçalo do Amarante, Mônica Matos, este ano, até o dia 1º de abril de 2020, o município registrou notificações de 38 casos de dengue, sete casos de chikungunya e um de Zica vírus. Destes, um caso de Zica e outro de chikungunya já foram confirmados. Para evitar a proliferação do mosquito, uma equipe do fumacê está atuando nas áreas mais afetadas do município, sempre no período da tarde.

Para deixar a casa e quintal limpos, alguns minutos de limpeza podem resolver. Além da prática de ações que impedem que a reprodução do mosquito, que prefere, principalmente, água parada.

Entenda:



· Tampe caixas d’aguas e tanques;

· Limpe calhas;

· Não deixe água acumulada em pneus ou depósitos;

· Garrafas devem estar viradas para baixo;

· Piscinas e lagos artificiais devem ser limpos constantemente;

· Ralos devem receber telas de proteção;

· Reservatórios de água da geladeira precisam ser verificados;

· Coloque areia nos pratinhos das plantas;

· O lixo deve ser bem embalado e as lixeiras tampadas.

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor