Educação a distância atende cerca de 80% dos estudantes da rede municipal de São Gonçalo do Amarante durante pandemia



07/06/2020

A educação, o ensino e a aprendizagem estão se reinventando. O impacto que a pandemia do coronavírus tem causado, na educação, o fechamento das escolas e o distanciamento social e cerca de 1,5 bilhões de estudantes, que estão com as aulas suspensas. Isso levou órgãos de educação do mundo inteiro a repensarem e buscarem novas metodologias e alternativas para dar continuidade ao processo educacional: o ensino à distância.

Esta iniciativa já é realidade na rotina diária para mais de 80% dos estudantes da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Amarante. Os trabalhos contam com o reforço de diretores, professores, supervisores, secretários escolares e núcleo pedagógico. Além dos pais de alunos, que juntos, realizam uma força tarefa para o sucesso do trabalho. A missão é oportunizar o apoio e acompanhamento junto às famílias, no sentido de garantir a efetividade e eficácia da nova modalidade de ensino.

A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, mesmo diante de uma situação inesperada e excepcional como a crise pandêmica de saúde pública, elaborou um plano de trabalho, contemplando a educação a distância, tendo como principal ferramenta a plataforma online, redes sociais. Além de outros elementos digitais existentes, com a finalidade de atender o maior número possível de alunos da rede municipal neste período.

De acordo com a Secretária de Educação, Marineide Clementino, as atividades na nova modalidade estão sendo realizadas por meio de plataformas digitais educativas, videoaulas, grupos de WhatsApp, blog e página no Facebook, tudo sob a supervisão dos pais dos alunos.

Segundo a Secretária Executiva, Marília Correia, os professores da educação infantil por exemplo, gravam vídeos com contação de estórias infantis e os pais interagem em casa com os filhos, além de as crianças contarem com o reforço de livros didáticos. Na educação fundamental, são elaboradas atividades para os alunos em PDF, além de videoaulas e acompanhamento via WhatsApp, onde é feito o devolutivo de atividades dos alunos, com vídeos e fotos do desenvolvimento das tarefas repassadas, em grupos e no modo individual para acompanhar o desempenho de cada aluno, com marcação de hora para tirar dúvidas e fazer as correções dos exercícios de forma coletiva e também individual.

A equipe pedagógica está desenvolvendo a plataforma, como também elaborou rotinas, roteiros e materiais pedagógicos de orientação aos professores.

A Secretaria Municipal de Educação de SGA informou que o material impresso só está sendo entregue aos alunos que não dispõem de acesso ao ensino através da internet, após a identificação desses alunos pela gestão da escola.

De acordo com a nova modalidade, os professores da rede municipal também recebem acompanhamento diário de classe, frequência e registro de atividades dos alunos, como forma de comprovar o trabalho realizado remotamente. Essa comprovação, de acordo com a Secretária Marineide Clementino, vai garantir aos professores, o recebimento da gratificação por docência, pelo trabalho realizado. “O benefício é uma das ações de valorização ao professor pelo trabalho realizado em sala de aula”, explicou a secretária.

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor