Prefeitura de São Gonçalo do Amarante destaca importância da doação de leite materno



19 de maio de 2020

Em 19 de maio, se comemora o Dia Nacional de Doação de Leite Humano". Em todo o país, munícipios que possuem postos de coleta, desenvolvem ações para conscientizar sobre a importância da doação.

Em São Gonçalo do Amarante, o projeto surgiu em setembro de 2015, no Hospital Geral Luísa Alcântara e Silva. O intuito é incentivar o aleitamento materno na primeira hora de vida do bebê.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que este seja o primeiro alimento do bebê.

As mães, no pós-parto imediato, aprendem a forma mais confortável para que não haja desmame precoce nos primeiros dias de vida da criança. A família é acompanhada até́ o sexto mês de vida do recém-nascido.

No início de 2016, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), que realiza visitas domiciliares e palestras com sua equipe multidisciplinar, surgiu como um apoio, orientando não só a mãe, mas a família como um todo.

O projeto leva para o hospital métodos não farmacológicos, como musicoterapia e massagem de conforto. Ele visa o empoderamento feminino, os direitos das gestantes, orientação, incentivo ao parto normal (quando a mulher segue a gestação com os parâmetros adequados) e apoio ao aleitamento materno exclusivo.

Para acompanhamento completo, o projeto conta com auxílio de Médico, Dentista, Fisioterapeuta, Psicóloga, Fonoaudióloga, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional e também com Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica.

Segundo a Coordenadora do Projeto Amigos do Peito, Nívea Correia, a coleta de leite materno em SGA iniciou com o contato com a coordenadora do Banco de Leite do Hospsital Albert Sabin.

"A partir daí São Gonçalo passou a fazer a doação dos leites coletados aqui no município para as crianças que estão internadas na UTINEO e não podem mamar direto no peito da mãe por algum motivo. A sala foi inaugurada em agosto de 2019 mas a coleta intimidante já existe desde 2017", conta.

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor