2

São Gonçalo do Amarante - CE - Quarta-feira 25 de novembro de 2020 - Ano: XIII - Edição: 4.420

Testes rápidos facilitam diagnóstico da Covid-19 em São Gonçalo do Amarante

06/05/2020 

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem realizado os testes rápidos para a identificação de casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, desde o dia 14 de abril de 2020, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Os testes foram repassados ao município, a priori, pelo Governo do Estado, de acordo com a demanda de casos suspeitos. 

Preocupado com o aumento na demanda de pessoas com suspeitas de terem contraído o coronavírus, o município adquiriu mais  testes, com recursos próprios, com o objetivo de dar celeridade na confirmação de casos positivos. Ao todo, já foram realizados 186 teste rápidos em pacientes suspeitos em todo o município. 

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de SGA, Kylvia Gardênia Torres, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que os pacientes notificados como casos suspeitos permaneçam em isolamento domiciliar por um período de até 8 dias, a partir dos primeiros sintomas. A partir daí, o teste rápido é feito. “Esse período é importante, para o diagnóstico correto do teste. Após esse tempo, uma equipe do Programa Saúde da Família - PSF - se desloca até o domicílio do paciente, colhe o sangue e envia para o laboratório municipal, onde o teste é realizado. O paciente recebe o resultado em menos de 24 horas”, explica. 

A coordenadora informa que os pacientes testados, positivos ou negativos, devem cumprir 14 dias de isolamento, independente de apresentarem sintomas ou não. “Os contatos dos casos confirmados positivos para coronavírus, devem fazer isolamento domiciliar, sendo monitorados por 14 dias, a fim de observar o aparecimento de sintomas, para somente após esse período, serem liberados”, conclui Kylvia. 

Para ser testado, o paciente tem de estar com febre, tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar. Após avaliação médica, o paciente é notificado e precisa passar pelo período de isolamento domiciliar por oito dias para então realizar o teste rápido. Se sentir os sintomas do coronavírus procure atendimento médico em um posto de saúde, UPA ou Hospital. Qualquer dúvida entre em contato com o serviço de saúde de SGA, através dos seguintes telefones: (85) 99790-8576 / (85) 98722-9442 / (85) 98906-5901. 

O descumprimento do isolamento domiciliar pode ser denunciado, através do número 153 para serem tomadas as devidas providências. A ligação é gratuita. 

A Procuradoria Geral do Município iniciou estudos, esta semana, sobre a possibilidade da aplicação de multa as pessoas que estão comprovadamente infectadas com o coronavírus e insistem em sair de casa, desrespeitando as orientações médicas.


0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor