2

São Gonçalo do Amarante - CE - Quinta-feira 03 Dezembro de 2020 - Ano: XIII - Edição: 4.428

Rede Peteca de São Gonçalo do Amarante reforça ações de combate à exploração de crianças e adolescentes durante pandemia



13 de junho de 2020

Com o tema “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a Rede Peteca de São Gonçalo do Amarante convoca para a necessidade de engajar a sociedade em torno da questão, especialmente com o tamanho do desafio que temos à frente.

Para tanto, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza durante toda a semana diversas ações em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil,  celebrado anualmente 12 de junho, como a produção de uma série de vídeos sobre a temática com alunos e grupos gestores das escolas municipais como participação em alusão a data.

Outras ações também estão sendo desenvolvidas, como debates sobre a temática com membros do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), na Rádio Bons Ventos.

De acordo com a professora Janes Silva Herculano Bernardes, coordenadora do Projeto Peteca no Município desde 2014, a escolha do tema reforça a temática da campanha nacional e contribui para as ações do Peteca, neste momento em que a pandemia desencadeia um grande impacto econômico nas famílias do mundo inteiro e o cenário causa consequências sociais e agravam ainda mais a problemática do trabalho infantil.

Este ano, a data simboliza mais que um marco de conscientização à sociedade em geral, é uma alerta neste momento de pandemia provocada pelo coronavírus, quando a prática de violação dos direitos dos mais indefesos é ainda maior, e a proteção às crianças e adolescentes se torna ainda preocupante e necessária.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, José Guerreiro Chaves Neto, é neste momento em que as famílias sofrem os impactos econômicos da pandemia, em consequência à crise, mais crianças e adolescentes estão mais vulneráveis ao trabalho infantil.

De acordo com o secretário, através do Projeto Peteca, a Secretaria de Educação desenvolve um relevante trabalho nas escolas do município para que crianças e adolescentes possam se desenvolver, com tempo para brincar, aprender e construir valores saudáveis, sem assumir responsabilidades desconexas com a sua formação. Nesse momento de pandemia, o projeto assume papel protagonista nesse enfrentamento, em decorrência da crise econômica.

Ao suspeitar que uma criança esteja trabalhando, denuncie. Nem sempre o trabalho infantil é facilmente detectado pelas autoridades. O Disque 100 é gratuito e é o canal que encaminha o caso para a rede de proteção.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante também disponibiliza outros canais de comunicação para ajudar na luta e prevenção à violência e ao abuso de crianças e adolescentes. Denuncie! Sua identidade será mantida em sigilo absoluto:

Conselho Tutelar de São Gonçalo do Amarante: (85) 99129-2840

Polícia Militar – 190 / Ouvidoria de SGA (85) 99155-7127.



0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor