2

São Gonçalo do Amarante - CE - Segunda-feira 19 de outubro de 2020 - Ano: XIII - Edição: 4.384

Açudes e barragens de São Gonçalo do Amarante estão com capacidade máxima de abastecimento hídrico



08 de julho de 2020

As chuvas dos últimos dias causaram estragos, com registro de alagamentos em ruas e residências em algumas comunidades, desabrigando dezenas de famílias de São Gonçalo do Amarante.

Por outro lado, a boa notícia é que as chuvas do início do ano abasteceram ao máximo, açudes e barragens da região, garantindo o abastecimento de água para o ano de 2020.

Até o momento, São Gonçalo registrou cerca de 1.455.9 milímetros captados pelos seis pontos pluviométricos distribuídos na região. Na manhã desta segunda-feira, 6 de julho de 2020, o pluviômetro localizado no Sítio Santo Amaro, próximo a localidade de Parada, no Distrito de Pecém, registrou 185 milímetros. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com o Secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Rural (SDAR), Maurício Brasileiro, a precipitação chuvosa neste período deve garantir o abastecimento de água no município para todo o ano. Lembrando que sempre devemos fazer o bom uso da água e evitar desperdícios.  “Este ano, segundo a Funceme, tivemos uma precipitação de chuva de 1.455.9 milímetros o que proporcionou na zona rural, para os que tem a cisterna de polietileno, a captação máxima de 17 mil litros de água potável em cada uma das cisternas. Também abasteceu com capacidade máxima os açudes, barragens e barreiras de pequeno porte, suprindo as demais necessidades da zona rural”, explicou Maurício.

O secretário afirma que o abastecimento também ficará garantido para a Sede e para os distritos, uma vez que a chuvas do início do ano também propiciaram uma boa recarga aos pontos de captação hídrica da Cagece, para a Sede, para os Distritos de Pecém, Taíba, Siupé e da região do Sertão.

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor