São Gonçalo do Amarante, 17 de setembro de 2020
Na manhã desta quinta-feira (17/09), a Associação das Empresas do
Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), por meio do seu Fórum de
Comunicação, realizou a 3ª edição do Workshop para Comunicadores Locais de
forma virtual, pelo Google Meet. Participaram do evento cerca de 50 pessoas,
entre representantes dos setores de comunicação das empresas associadas,
membros da AECIPP e comunicadores dos municípios de São Gonçalo do Amarante,
Caucaia e Paracuru. Além das palestras, na ocasião, foi lançado o I Prêmio
AECIPP de Comunicação.
O presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente,
deu as boas-vindas e agradeceu a participação de todos e o envolvimento das
empresas associadas no Fórum de Comunicação. “Acredito que este grupo é um dos
mais importantes que temos, pois, através dele, podemos nos aproximar mais da
comunidade da região, fazendo com que ela perceba a importância do Complexo
Industrial e Portuário do Pecém para o Ceará, para o Brasil e até para o mundo,
bem como o impacto positivo que ele gera para o entorno, seja no quesito
empregabilidade, seja na transformação social que ele traz para a população
local”, avaliou Parente.
Na sequência, os participantes foram contemplados com explanações sobre
diversos temas da atualidade relacionados ao universo da comunicação. A
primeira palestra, ministrada pelo jornalista Luiz Henrique Campos, que tem em
seu currículo uma experiência de mais de 20 anos em redações de jornais
impressos, abordou o tema “Cobertura política equilibrada e relevante”. Em sua
apresentação, o jornalista fez um apanhado histórico sobre a história da
política, desde a Grécia Antiga até os dias atuais, e como a imprensa, ao longo
dos tempos, foi abordando a temática. Luiz Henrique trouxe ainda
questionamentos sobre a imparcialidade na cobertura jornalística e sobre a
relação comercial entre veículos e políticos. “Não há como o jornalista ser
totalmente imparcial nos seus textos, sejam eles sobre política, esporte ou
economia, pois antes de profissional ele tem uma história de vida. O que é
necessário é uma responsabilidade com o princípio básico do jornalismo de ouvir
os diferentes lados de cada história”, reforçou Luiz.
“Notícias positivas de impacto social” foi o tema da palestra seguinte
conduzida pelo jornalista e publicitário, Samuel Leite, que comanda a Digitale
Content, agência de branded content, especializada em ações de impacto social e
marketing de causa. Ao longo de sua apresentação, Samuel reforçou que cada vez
mais os consumidores estão se relacionando com marcas que tenham propósito e
que defendam causas que fazem sentido para eles. Segundo o publicitário, se
posicionar como uma empresa engajada socialmente não é mais opcional e sim
mandatório para o sucesso e lucratividade dos negócios. “Ações e iniciativas de
cunho social não são só bonitinhas de se ver, elas também vendem”, sentenciou
Samuel.
Fechando as apresentações, a jornalista Verônica Machado, que lidera uma
comunidade de 400 jornalistas engajados em colocar projetos digitais no ar,
trouxe para o evento a palestra “Formas de monetizar seu negócio de
comunicação”. Em sua fala, Verônica apresentou diversas maneiras e ferramentas
utilizadas por empresas que estão ganhando dinheiro no mundo digital, como
financiamento coletivo, afiliação, assinatura, e-commerce e infoprodutos como
newsletter, consultorias, banco de fotografias, e-books e infográficos, além de
eventos, experiências e serviços. Além disso, a jornalista deu dicas sobre os
tipos de conteúdo que mais trazem retorno financeiro. “O conteúdo que
produzimos precisa sim ser bem feito, bonito, mas o ponto principal é que ele
deve aplacar uma dor ou atender a um interesse, isso é o que vai fazer a
diferença para que o seu negócio seja rentável e os seus boletos sejam pagos”,
alertou Verônica.
Após as apresentações dos palestrantes foi lançado o I Prêmio AECIPP de
Comunicação, idealizado com o objetivo de valorizar e reconhecer os profissionais
de comunicação que ajudam a edificar o papel do Complexo Industrial e Portuário
do Pecém (CIPP) como indutor da economia cearense ao divulgar informações de
interesse público em veículos de comunicação tradicional e do universo digital.
Nessa primeira edição do prêmio, poderão inscrever produções jornalísticas os
comunicadores dos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Paracuru. As
inscrições já estão abertas e o regulamento está disponível no site da AECIPP (http://aecipp.com.br/pt-br/eventos/iii-workshop-para-comunicadores-locais-aecipp).
Para dúvidas e mais informações, os interessados devem enviar e-mail para comunicacao@aecipp.com.br
Ao final do evento os participantes puderam ainda participar de um
sorteio que presenteou três pessoas com dois gravadores e um ring light. Os
vencedores poderão retirar seus prêmios na sede da AECIPP na próxima
segunda-feira, pela manhã.
Erika Mavignier
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