2

São Gonçalo do Amarante - CE - Segunda-feira 18 de Janeiro de 2021 - Ano: XIII - Edição: 4.474

“Paulo Guedes está perdido e sem resposta para a crise” diz Aloizio Mercadante

“Me lembro da manchete do Paulo Guedes dizendo assim: ‘se eu fizer muita bobagem o dólar vai a 5 reais’. E foi a mais de cinco”, disse o ex-ministro em entrevista à TV 247

29 de novembro de 2020

O ex-ministro Aloizio Mercadante afirmou à TV 247 que o ministro da Economia, Paulo Guedes, está “perdido” e “sem resposta” para a crise financeira que se encontra o Brasil, assim como diversos outros países.

Segundo Mercadante, “o impacto da pandemia desorganizou os setores produtivos de toda a economia global, com fortes repercussões no Brasil porque nós vivemos uma desindustrialização e o País tem uma dependência muito grande de importações de insumos industriais. Faltam matérias-primas importantes de vários setores da economia”.

Diante da crise global, o Brasil sofre ainda mais porque viu sua moeda se desvalorizar de forma acentuada, de acordo com o ex-ministro. Mercadante ainda recordou uma fala de Guedes na qual afirmava que seria necessário fazer ‘muita besteira’ para que o dólar chegasse a cotação de 5 reais. No momento do fechamento desta reportagem, a cotação do dólar é de R$ 5,34. “O segundo problema fundamental dessa pressão inflacionária é que houve uma mudança de preços relativos, principalmente com a desvalorização do real. Me lembro da manchete do Paulo Guedes dizendo assim: ‘se eu fizer muita bobagem o dólar vai a 5 reais’. E foi a mais de cinco. Eles fizeram muita bobagem. O real foi a moeda que mais se desvalorizou no mundo e o Brasil o País que mais perdeu investimento direto no mundo nesse período”.

Para Mercadante, Guedes “não tem a menor consistência, e essa obsessão neoliberal de ortodoxia fiscal é uma tragédia para o Brasil. Ele está completamente perdido, não tem resposta para essa crise”, disse.

Brasil 247

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor