2

São Gonçalo do Amarante - CE - Terça-feira 21 de Setembro de 2021 - Ano: XIII - Edição: 4.719

São Gonçalo do Amarante: O papel do poder público no combate à covid-19. Por Cláudio Pinho




"Compartilhar experiências, bem como estudar as boas práticas de gestão em tempos de pandemia, é uma forma de compreender e fazer compreender que, da menor cidade ao maior país, todos os administradores públicos estão diante do mesmo desafio", aponta em artigo o prefeito Cláudio Pinho

02 de junho de 2020 | CLÁUDIO PINHO

Não resta dúvida que os gestores públicos devem estar mobilizados diariamente em prol do trabalho voltado aos seus concidadãos, mas é exatamente em momentos de crise, tais como os que vivenciamos com a pandemia do novo coronavírus, que a atuação inteligente e coordenada do poder público se mostra imprescindível.

Por essa razão e, tendo em face a valorização da vida como aspecto mais importante de uma administração municipal, que nós em São Gonçalo do Amarante, criamos um comitê integrando todas as secretarias, órgãos municipais, eu enquanto prefeito e membros da sociedade civil organizada, para fazer frente a esse inimigo invisível. Trata-se do ComVida.

Desde que o lançamos no dia 15 de abril, foi possível articular em conjunto e com agilidade uma série de ações, que feitas isoladamente dificilmente chegariam à população na velocidade que os fatos nos impõem, para impedir a disseminação da Covid-19. Por todo o mundo, governos que agiram rapidamente e de forma a envolver todos os agentes públicos foram os que se saíram melhor no combate à doença, e os que salvaram mais vidas!

O ComVida é um grupo composto por membros da Secretaria de Governo, Procuradoria Geral, Secretarias da Saúde, Educação, do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Infraestrutura, Meio Ambiente e do Gabinete do Prefeito e coordenado pela Assessoria de Relações Institucionais de São Gonçalo do Amarante. Ele estará mobilizado enquanto perdurar o estado de calamidade pública, por nós decretado, para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Justamente por esse caráter multidisciplinar, o ComVida atua para muito além das questões que envolvem a saúde dos gonçalenses, mas foca todos os diversos fatores impactados, direta ou indiretamente pela pandemia da Covid-19: a questão socioeconômica, alimentar, educacional, psicológica, além da segurança pública e da limpeza urbana. Todas as ações decididas e empreendidas pelo comitê levam em conta também a transparência e a comunicação direta com o cidadão.

Acreditamos, ainda, que compartilhar nossas experiências, bem como estudar as boas práticas de gestão em tempos de pandemia, é uma forma de compreender e fazer compreender que, da menor cidade ao maior país, todos os administradores públicos estão diante do mesmo desafio. E vamos vencê-lo juntos!

Cláudio Pinho
Prefeito de São Gonçalo do Amarante

Artigo publicado originalmente no Blog do Eliomar de Lima – O POVO

0 comments:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor