POR: EGÍDIO
SERPA | 20/08/2020
Ganharão
velocidade e intensidade as obras de duplicação dos 20 quilômetros da CE-155,
que liga a BR-222, no distrito de Primavera, em Caucaia, ao Porto do Pecém em São
Gonçalo do Amarante. No próximo dia 25, máquinas, equipamentos, engenheiros,
tratoristas, motoristas e demais funcionários da empresa mossoroense
Construtora Luiz Costa (CLC) - com presença em vários estados brasileiros,
principalmente nos do Nordeste- assumirão o comando de 70% dos serviços (os
outros 30% permanecerão com o consórcio Lomacon-Copa). Esta é uma boa notícia,
mas esta coluna tem outras ainda melhores. O projeto de duplicação dessa
importante rodovia foi modificado, a começar pela elevação do seu
"greide", com o que se facilitará o escoamento da água das chuvas.
Outra modificação de relevância: a base da CE-155 será de brita. E o seu
pavimento terá duas camadas de asfalto, que, segundo os especialistas,
suportarão o tráfego pesado da carga exportada e importada pelo Porto do Pecém.
A obra - que absorve também dinheiro do Governo Federal - foi dividida em cinco
frentes, três das quais ficarão sob a responsabilidade da CLC. Por que o seu
pavimento não será de concreto? Responde uma fonte do Sindicato da Construção
Pesada: "Porque seria necessária mais uma modificação do projeto executivo
e uma nova licitação, o que causaria uma dupla consequência: o atraso da obra e
a elevação do seu custo". E, para finalizar, outra boa informação: os
proprietários dos terrenos localizados de um lado e outro da CE-155 já estão
assinando a permissão para que os postes da Enel, localizados no meio da nova
rodovia, sejam removidos e reinstalados ao longo de suas propriedades - este
era um dos problemas que ameaçavam o cronograma da obra. Resumindo: sob nova
direção, a duplicação da CE-155 tem de avançar muito neste tempo de estio: a
partir de janeiro, as chuvas voltarão. E chuva e construção rodoviária são
incompatíveis.
Diário do
Nordeste
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