2

São Gonçalo do Amarante - CE - Segunda-feira 15 de Agosto de 2022 - Ano: XIV - Edição: 5.045

Bolsolóide Nelson Piquet será banido do paddock da F1 após usar expressão de cunho racista contra Lewis Hamilton

Créditos: Reprodução/Band

O ex-piloto bolsonarista se desculpou, mas negou que tenha usado o termo "neguinho" com intenção de ofender, pois disse que a expressão é comum no Brasil

Piquet recebeu críticas do mundo todo.

Ao que parece, o pedido de desculpas de Nelson Piquet ao piloto britânico Lewis Hamilton, após o brasileiro usar expressão de cunho racista, não adiantou. Além de críticas do mundo todo, a Fórmula 1 teria decidido banir o bolsonarista do paddock das provas da categoria. A informação é da BBC, que aponta confirmação por fontes da F1.

Paddock é o local encontrado nos circuitos de automobilismo para abrigar o pessoal das equipes, veículos, oficiais de prova e convidados.

Piquet não aguentou a pressão e pediu desculpas a Hamilton, nesta quarta-feira (29), e a todos os que foram afetados por ter se referido a ele de forma racista.

O ex-piloto ainda negou que tenha usado o termo "neguinho" com intenção de ofender, e afirma que a expressão é comum no Brasil.

"O que eu disse foi mal pensado, e eu não vou me defender por isso, mas eu vou deixar claro que o termo é um daqueles largamente e historicamente usados de forma coloquial no português brasileiro como sinônimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca com intenção de ofender. Eu nunca usaria a palavra que estou sendo acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele", afirmou.

Ao final, ele acrescentou: "Eu me desculpo com todos que foram afetados, incluindo Lewis, que é um grande piloto, mas a tradução em algumas mídias e que agora circula nas redes sociais não é correta. Discriminação não tem espaço na F1 ou na sociedade e estou feliz em deixar claro meus pensamentos sobre isso".

Expressão não é racista, mas sim o emprego que Piquet deu ao termo, diz professor

Wilson Gomes, doutor em filosofia e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), afirmou em sua conta do Twitter que “neguinho” não é, de fato, um termo racista, mas sim “o emprego que lhe deu Nelson Piquet”.

O professor ainda explica que “semântica é uma coisa, pragmática é outra. Jornalistas têm Semiótica no currículo, então deveriam ter aprendido isso. Obrigado pela distinção”.

Em uma definição mais detalhada, a Semântica lida com o sentido no nível explícito. Para a Pragmática, também concorrem as intenções do falante, que diz além do que diz. Assim, a Pragmática lida com o sentido no nível implícito.

Revista Fórum

0 comments:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor