header ads

Estudantes holandeses têm aula de campo na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)



Por meio do Programa de Visitas Institucionais, a CSP tem recebido alunos locais, nacionais e internacionais para conhecer a operação da empresa e disseminar conhecimentos siderúrgicos


05/07/2018 

Vinte estudantes e dois professores de engenharia química da Universidade de Groningen, da Holanda, participaram de uma aula de campo nesta terça-feira, 3/7, na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), única siderúrgica integrada do Nordeste do Brasil. Eles passaram a manhã e a tarde conhecendo de perto a operação em uma visita institucional e técnica. 

“É impressionante ver uma indústria construída do nada e, com apenas dois anos de funcionamento, já está produzindo de forma estável. Aprendi nesta visita muita coisa sobre o processo de fazer aço, a diferença entre os materiais, os gases que são gerados e reaproveitados para fazer energia, além das linhas de produção envolvidas no processo. Eu realmente gostei de estar aqui”, destacou o estudante Arjan ter Horst, de 23 anos. 

O grupo iniciou o dia com uma apresentação sobre o projeto da CSP, desde a fase do preparo do terreno até a operação. Depois seguiu por um tour onde conheceram a Aciaria e o Lingotamento Contínuo. A visita à siderúrgica foi o único compromisso dos estudantes holandeses no Ceará. Eles estão numa missão onde visitarão várias empresas do Brasil. 

Outras visitas internacionais
  
Desde o ano passado, a CSP desperta o interesse de estudantes estrangeiros. Em 2017, em duas visitas, 74 alunos de pós-graduação da Steinbeis University Berlim, da Alemanha, estiveram na siderúrgica, através de uma disciplina realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Paraná. Em março deste ano, a mesma parceria trouxe outros 67 estudantes da instituição de ensino alemã para a usina cearense. 

Programa de Visitas Institucionais 

A CSP mantém um Programa Institucional de Visitas desde 2013, com objetivo de fortalecer as relações da siderúrgica com o público externo, além de prestar esclarecimentos sobre seu principal produto, o aço. A empresa já recebeu mais de três mil pessoas, entre moradores das comunidades vizinhas, estudantes, políticos, representantes de entidades governamentais, setoriais e empresariais, clientes, imprensa e familiares dos trabalhadores. Para agendar visitas, basta acessar o site www.cspecem.com.
  
Informações para a imprensa 
In Press Porter Novelli

Guto Castro Neto 

Comentários