header ads

Brasileirão 2019 – Série A terá Ceará e Fortaleza juntos pela primeira vez na era dos pontos corridos


Foto: Cearasc.com/Divulgação

O acesso do Fortaleza e a permanência do Ceará na elite do Brasileirão em 2019 - esta confirmada na noite desta segunda-feira (26) com o empate em 0 a 0 entre São Paulo e Sport - colocará os dois principais clubes do futebol cearense juntos pela 1ª vez na Série A no ano que vem. Essa será a primeira vez que isso acontece desde que o Campeonato passou a ser disputado em sistema de pontos corridos, em 2003.

Até este ano, Ceará e Fortaleza acumulam três participações na principal divisão do País no atual formato da competição. Além de 2018, o Ceará figurou na Série A em 2010 e 2011. Já o Tricolor, que voltará a disputar o Brasileirão após 13 anos, já esteve no grupo de elite em 2003, 2005 e 2006.

MAIORIA NO NORDESTE

Com Ceará e Fortaleza na Série A, o futebol cearense terá o maior número de representantes entre os estados do Nordeste. Até agora, quatro nordestinos estão garantidos no Brasileirão 2019: Fortaleza, CSA-AL (que subiram da Série B para a Série A), Bahia e Ceará (times que já figuram na Série A e garantiram permanência para o próximo ano). O Sport ainda luta para manter Pernambuco na Série A. Já a Bahia perdeu o Vitória, que foi rebaixado e caiu para a 2ª Divisão.

Em termos nacionais, o Ceará já figura entre os estados com maior representantividade no Brasileirão 2019, ao lado de São Paulo (com 4 representantes), Rio de Janeiro (3 ou 4), Minas Gerais (2 ou 3), Rio Grande do Sul (2) e Santa Catarina (1 ou 2). 

Ao todo, 17 das 20 vagas na Série A já estão definidas. Cinco times lutam para ficar com as últimas três vagas: Sport, Fluminense, Chapecoense, Vasco e América-MG.

Confira os times garantidos na Série A 2019:
- Ceará
- Fortaleza
- CSA-AL
- Bahia-BA
- Avaí
- Goiás
- Palmeiras
- Flamengo
- Internacional
- Grêmio
- São Paulo
- Atlético-MG
- Atlético-PR
- Cruzeiro
- Botafogo
- Santos
- Corinthians

Ainda lutam para jogar a Série A em 2019:
- Sport
- Fluminense
- Vasco
- Chapecoense
- América-MG


Comentários