header ads

Diretor financeiro da Cimento Apodi é o novo presidente do Conselho de Administração da AECIPP

07 de Maio de 2021

Na última sexta-feira, 30 de abril, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) realizou Assembleia Geral Ordinária para eleger a nova gestão. A chapa é liderada pelo diretor financeiro (CFO) da Cimento Apodi, Eduardo Amaral, que assume a presidência do Conselho Administração da entidade. O ex-presidente do Conselho e gerente geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidade da CSP, Ricardo Parente, passa a ocupar o cargo de 1º vice-presidente.

Fazem parte da nova gestão também Carlos Maia, da Termaco, como 2º vice-presidente, e os secretários Gustav Costa, da EDP, Vítor Santos, da Aeris, Fausto Tavares, da Phoenix do Pecém, e Marcus Guilherme Portela, da Unilink. No Conselho Fiscal estão Carlos Alberto Alves, da Tecer, André Marcelo Magalhães, da APM Terminals, Cristina Lins, da Roca, e Yanni Pinheiro, da Unimed Ceará, como suplente. A nova gestão é composta por mais conselheiros para fortalecer a integração das empresas e para fomentar mais discussões, mais estratégias e mais articulações. Segundo Eduardo Amaral, para a base do conselho foram escolhidos representantes das empresas âncoras do Complexo que movimentam de forma significativa a economia do Ceará.

Eduardo Amaral assume a presidência do Conselho de Administração na nova gestão, mas sua atuação na Associação já vem desde que a entidade foi constituída, há cinco anos. Nesse sentido, ele já está familiarizado com o trabalho que vem sendo executado e pretende dar continuidade às ações que a AECIPP vem realizando. “Estou muito grato pela confiança e quero dar a minha contribuição nesse desafio de apoiar o desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e, por consequência, do Estado do Ceará”, afirma Amaral.

“O CIPP é um importante ativo do Estado com infraestrutura para promover muitos negócios, por isso é fundamental promover um ambiente de colaboração e integração das empresas associadas para que possamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento sustentável do Estado. Além disso, nosso compromisso à frente da AECIPP é exercitar a escuta. Escutar os associados, os entes públicos e as comunidades locais, dentro de um ambiente de sustentabilidade, com governança, aplicando muita transparência e comunicação para podermos ter uma base comum para o desenvolvimento do Complexo e da região. É nisso que acreditamos e vamos basear a nossa gestão nos próximos dois anos”, reforça.

Foco da gestão

Para apoiar o desenvolvimento do CIPP, a nova gestão da AECIPP tem como uma das estratégias continuar focando em treinamentos, capacitação de mão de obra e estímulo ao empreendedorismo local, que contribui sobremaneira para o aumento da arrecadação de impostos da região e das contratações, bem como no apoio à prestação de serviços para as indústrias. “Pretendemos continuar com parcerias com o IFCE e com o Sine-IDT Pecém com o objetivo de afiançar essa condição de conseguirmos treinar a mão de obra localmente para promover as comunidades e trazer emprego e renda para os municípios da região, além de continuar o trabalho de aproximação desses profissionais locais das empresas do Complexo”, garante Eduardo Amaral.

A nova gestão vai prosseguir investindo na economia circular entre as associadas, o que é fundamental para a sustentabilidade não só do Complexo e do Ceará, mas do meio ambiente de uma forma geral, pois já promovemos diversos negócios feitos no âmbito das indústrias do CIPP. Também será prioridade a promoção da cadeia de suprimentos, estimulando que empresas se instalem na região para servir as indústrias, sejam da área de transporte e logística, sejam prestadores de serviços. “Para isso, queremos fortalecer a atuação dos fóruns temáticos que atuam como comitês especializados compostos por representantes de cada área das empresas associadas. Vamos utilizar as bases que já existem, mas também debater novas ideias e formatar infraestruturas para que essas ideias se concretizem”, acrescenta Amaral.

Segundo o novo presidente do Conselho de Administração, outro importante foco da nova gestão será no processo de digitalização da AECIPP, para fortalecer ainda mais a integração e o diálogo entre as associadas. “A pandemia nos obrigou a migrar nossas reuniões e treinamentos para o ambiente virtual e essa mudança acabou por contribuir de forma muito positiva para uma maior participação das empresas nos encontros. Sendo assim, pensamos em continuar adotando as ferramentas para reuniões online mesmo quando os encontros presenciais voltarem a ser possíveis”, finaliza.

Sobre Eduardo Amaral

Eduardo Amaral tem formação superior em Ciências Contábeis (UFC), especialização em Contabilidade Avançada e Planejamento Tributário (UFC) e MBA em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com mais de 15 anos de atuação como gestor de empresas e sólidos conhecimentos em gestão e estratégias, atualmente é CFO (Chief Financial Officer) da Cimento Apodi. Além disso, já atuou como professor universitário de disciplinas com foco em finanças e gestão. Faz parte do conselho da AECIPP desde sua constituição.

Comentários