2

São Gonçalo do Amarante - CE - Quinta-feira 29 de outubro de 2020 - Ano: XIII - Edição: 4.394

AECIPP comemora 5 anos de atuação com importantes avanços para o Complexo e para as comunidades locais


São Gonçalo do Amarante 1 de Outubro de 2020 

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) celebrou, nesta quarta-feira, 30 de setembro, cinco anos de fundação. Ao longo desse período de atuação, muitas iniciativas foram articuladas visando ao desenvolvimento do Complexo e das empresas associadas. Além disso, a AECIPP tem sido um agente de transformação para as comunidades locais, em especial dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. “Todo o trabalho que realizamos na Associação tem como objetivo tornar o Complexo uma referência positiva, nacional e internacionalmente, além de promover a valorização do Ceará e o desenvolvimento do setor industrial no Estado. Temos ainda o compromisso de fomentar a geração de emprego e renda para a comunidade do entorno, investindo na capacitação da mão de obra local e aproximando a população local das oportunidades de trabalho nas empresas da região”, reforça o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente. 

Nesse sentido, foi firmada, logo no início, uma importante parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Avançado do Pecém, onde está instalada a sede da Associação. Por meio dessa parceria, a AECIPP contribui com uma consultoria para a criação e adequação dos cursos ofertados no campus de acordo com as demandas atuais e futuras das empresas associadas. “Nosso modelo de governança é pautado em três pilares: pessoas, processos e produtos, os 3Ps, por isso direcionamos nossas iniciativas para a formação, capacitação e qualificação da mão de obra local. Acreditamos na importância de trazer para a mesma mesa poder público, instituições privadas, academia e sociedade civil para, em conjunto, elaborar projetos para atender as carências do CIPP”, acrescenta Parente. 

Ainda nessa perspectiva, em maio de 2019, a AECIPP lançou o Projeto Aproximar com o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais da região do Pecém às oportunidades de trabalho junto às empresas do Complexo. A iniciativa é uma parceria da Associação com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, do IFCE Campus Pecém, do SINE/IDT Pecém e dos membros de sindicatos e empresas associadas, que integram o Conselho Consultivo do projeto. Por meio do Aproximar foram realizadas várias oficinas e palestras sobre mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, como enfrentar uma entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo. Além disso, foi disponibilizada de uma sala de acolhimento das pessoas para auxiliar na preparação de currículos e no cadastro no site da Associação. 

Essas iniciativas e parcerias têm contribuído significativamente para o aumento do número de vagas e de colocações de profissionais nas empresas da região. Segundo levantamento realizado pelo SINE/IDT Pecém, só entre janeiro e agosto de 2020, foram ofertadas 2.052 vagas através do Sistema. Em relação a 2018, o número é 174% maior (747 vagas) e, comparado a 2019, o aumento foi de 50% (1.366 vagas). Quanto às contratações, os indicadores também são positivos, tendo sido absorvidos 1.294 profissionais nos primeiros oito meses deste ano, quantidade 68% superior à de 2018 (769 contratados) e 57% maior que a registrada no mesmo período de 2019 (819 contratados). Além disso, nos oito meses de 2020, o SINE/IDT Pecém encaminhou 9.394 currículos para as empresas da região e realizou 14.174 atendimentos. 

“Esse resultado nos deixa imensamente satisfeitos, pois mostra que nossa estratégia vem se confirmando acertada ao longo desses cinco anos. Conseguimos ajudar a desenvolver a região e o entorno, fomentando a economia e o crescimento das empresas através de parcerias como essas que se refletem no aumento da empregabilidade, consequência de várias iniciativas promovidas e apoiadas pela AECIPP”, celebra o 1º vice-presidente da AECIPP e Diretor Administrativo Financeiro da Cimento Apodi, Eduardo Amaral. 

Além dos benefícios relacionados à geração de emprego na região, Eduardo Amaral lembra outra importante contribuição que o associativismo trouxe para o Complexo. “Com o trabalho de aproximação das empresas promovidos pela AECIPP, conseguimos fomentar o desenvolvimento da economia cíclica entre as empresas. O que para uma empresa é rejeito, para a outra é um insumo nobre. A Cimento Apodi, por exemplo, compra a escória da CSP, que é um rejeito na produção do aço, mas para nós é um insumo para a fabricação de cimento. Por meio desse processo, temos a oportunidade de tornar a produção mais sustentável”, acrescenta Amaral. 

A Associação firmou importantes parcerias também com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros, que geraram o Curso de Policiamento em Áreas Portuária e Industrial (CPAPI) e o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do CIPP, iniciativas voltadas para a segurança do Complexo. “Com o PAM, estamos dando mais um passo importantíssimo para promover uma maior aproximação e integração das empresas associadas e para salvaguardar, por meio do associativismo, a proteção da vida humana e a preservação do patrimônio e do meio ambiente, através do aprimoramento técnico, troca de informações e do conhecimento integrado dos riscos potenciais de cada empresa e coletivos, definindo ações rápidas, eficientes e coordenadas para mitigá-los”, finaliza Ricardo Parente. 

Sobre a AECIPP

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) foi fundada em 30 de setembro de 2015. Contudo, a ideia de criar a Associação surgiu em 2011 após a conclusão de estudos realizados liderado pelo atual superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, na Assembleia Legislativa do Ceará, com o envolvimento do Poder Público, representantes do Setor Privado e da Sociedade Civil, tendo como relatório final um documento intitulado “Pacto pelo Pecém”. Na época, o atual presidente do Conselho de Administração, Ricardo Parente e o então diretor da Eneva, Fernando Moura, perceberam a importância de criar uma associação para organizar e defender os interesses das empresas do CIPP, bem como para auxiliar o Governo do Estado no desenvolvimento das atividades do Complexo e da região do entorno. 

“O primeiro foco da concepção da AECIPP foi no sentido de  promover o encontro e a união entre as empresas, através de fóruns de debates sobre temas de necessidades comuns e articulação de soluções para problemas básicos das empresas do Complexo, tais como formação e aperfeiçoamento profissional, relações e ações sociais junto à comunidade do entorno, temas relacionados à proteção do meio ambiente, segurança, suprimento de água, relações com governos municipais, estadual e federal, infraestrutura viária e acessos, além de tantos outros temas”, acrescenta Fernando Moura, primeiro presidente do Conselho de Administração da AECIPP e atualmente presidente da Lotus Capital, empresa de consultoria empresarial. 

Atualmente a AECIPP conta com 31 empresas associadas, sendo 10 indústrias e 21 companhias do setor de serviços. Fazem parte da equipe administrativa da Associação, o diretor executivo, Ricardo Sabadia, a analista de projetos, Sandrine Mont’alverne, a analista administrativo, Carmen Vieira, e a auxiliar administrativa, Jairla Lopes. A AECIPP possui ainda um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e uma Diretoria Plenária. 

Conselho de Administração

·         Presidente: Ricardo Parente (Companhia Siderúrgica do Pecém – CSP)

·         1º Vice-presidente: Eduardo Amaral (Cimento Apodi)

·         2º Vice-presidente: Carlos Maia (Termaco)

·         1º Secretário: Gustav Souza (EDP - Porto do Pecém Geração De Energia S/A)

·         2º Secretário: Vítor Santos (Aeris Energy) 

Conselho Fiscal

·         Carlos Alberto Alves (Terminais Portuários do Ceará – TECER)

·         Fausto Tavares (Phoenix do Pecém)

·         André Marcelo Magalhães (APM Terminals do Pecém)

·         Sérgio Campodarve (Eneva – Pecém II Geração de Energia S/A) 

Diretoria Plenária

·         Izaac Araújo (EVSA)

·         Cristina Lins (Eternit)

·         Júlio César Moura (Fornecedora de Máquinas e Equipamentos)

·         José Alfredo Cordeiro Mendes Filho (Cordeiro Remoções, Guindastes e Transportes)

·         Marcelo Braga (TMV – Terminal Multimodal de Cargas) 

Além disso, para melhor estruturar as ações da Associação foram criados dez fóruns temáticos, liderados por colaboradores das empresas associadas, que se reúnem periodicamente para discutir o desenvolvimento de cada área no Complexo, bem como para pensar ações (palestras, cursos e oficinas) para os profissionais de cada setor. São eles: Recursos Humanos, Comunicação, Logística, Desenvolvimento de Fornecedores, Meio Ambiente, Relações Trabalhistas, Responsabilidade Social, Inovação, Segurança Patrimonial e Saúde e Segurança. 

Estão entre as iniciativas da Associação também a promoção e o apoio a diversas ações voltadas para arte e cultura, esportes, bem como palestras e treinamentos voltados para prevenção nas áreas de segurança, de combate a acidentes de trabalho, além de campanhas de vacinação para os colaboradores das empresas associadas. Saiba mais sobre a atuação da AECIPP, empresas associadas e convênios da Associação em www.aecipp.com.br.

Erika Mavignier

0 comentários:

[ Deixe-nos seu Comentário ]

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor