header ads

Programas Jovem Aprendiz e Aprendiz PCD retomam atividades de formação profissional da CSP

São Gonçalo do Amarante 20 de novembro de 2020

As atividades dos programas Jovem Aprendiz e Aprendiz PCD foram retomadas pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) neste mês de outubro, após sete meses de suspensão em decorrência da pandemia de covid-19. Ao todo, 74 aprendizes das turmas de Assistente Administrativo e de Operador de Processo Siderúrgico voltaram a participar da programação educacional, com carga horária 8 horas diárias. Os treinamentos contam com 4 horas de teoria, incluindo atividades, vídeos e material das aulas ofertadas por meio da plataforma virtual do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE), e 4 horas de prática operacional nas áreas de produção, onde os participantes são acompanhados pelos responsáveis de cada turma.

A adaptação no programa permitiu a retomada das atividades com a segurança necessária, em cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à covid-19. Dessa forma, conforme a assistente de Treinamento, Desenvolvimento e Seleção da CSP, Bruna Machado, “será possível continuar promovendo a formação dos jovens das comunidades próximas da Usina”.

Grande oportunidade

O Tiago Alves de Souza é Aprendiz PCD, mora em Maracanaú e está na turma do curso de Assistente Administrativo. Ele conta que vê o programa como uma grande oportunidade.

“É um sonho estar trabalhando na CSP. É uma porta de entrada e uma faculdade estar na empresa. As pessoas gostam de passar o conhecimento e estou me desenvolvendo profissionalmente. Todos os dias é um aprendizado novo. São coisas que eu não tive em outros trabalhos”, contou.

Sobre o novo formato, ele elogiou: “tudo é questão de adaptação, principalmente nessa situação que estamos vivenciando. São ótimos professores e a plataforma do Senai também é muito boa”.

Programa adaptado

A Paloma Oliveira tem 21 anos, mora em São Gonçalo do Amarante e está na turma do curso de Operador de Processos Siderúrgicos. “Estar na CSP sempre foi um objetivo de vida para mim, desde que a usina foi instalada aqui em São Gonçalo. Então, saí do ensino médio já buscando uma faculdade para que eu pudesse atuar dentro da CSP. E quando ocorreu essa oportunidade de Jovem Aprendiz, eu me inscrevi e, agora, me orgulho de fazer parte desse projeto e ainda incentivo outras pessoas a participarem também. É uma experiência de vida e de profissionalismo”, compartilhou. As adaptações no programa trouxeram grandes vantagens para ela.

“Está sendo uma experiência muito única, embora seja num momento de pandemia. É muito prazeroso assistir a aula, não sinto insegurança de perguntar, a gente liga a câmera e o microfone, e conversa, interage e aprende”, disse a aprendiz CSP.

Saiba mais

Os programas Jovem Aprendiz e Aprendiz PCD da CSP são oportunidades de formação profissionalizante e contemplam moradores de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. O salário é compatível a Lei de Aprendizagem Nº 10.097/2000 e são oferecidos também transporte da empresa, refeição na empresa, vale-alimentação, planos de saúde e odontológico e seguro de vida. Os períodos de inscrições são sempre divulgados amplamente por meio dos canais de Comunicação da CSP.

Comentários