header ads

E haja cálculos

Fortaleza passa de fase se somar 15 pontos, mas vaga pode vir até com 11
Quando o torcedor começa a pegar a calculadora, é porque o negócio já está complicando. Dos oito jogos do Grupo B da Série C do Brasileiro, o Fortaleza já enfrentou dois (e lembre-se: perdeu ambos). Faltam seis e, desses, ele precisa ganhar cinco para conquistar 15 pontos para garantir vaga na próxima fase. Para seguir com chances de acesso, o Tricolor deve estar entre os dois primeiros do grupo.
Nunca, no atual formato da competição, uma equipe deixou de passar de fase ao somar 15 pontos. Porém, tomando-se como exemplo a Série C de 2010, o cálculo pode ser mais brando para os tricolores.
No ano passado, o Macaé somou 14 pontos e garantiu vaga em grupo liderado pelo Ituiutaba, com 15. Com 12 pontos, o Águia de Marabá também seguiu na competição, na chave que tinha o próprio Fortaleza, que também somou 12.
Mas Chapecoense e Salgueiro juntaram apenas 11 pontos e também garantiram vaga nos seus grupos. Na melhor das hipóteses, o Fortaleza precisaria ganhar três jogos, empatar dois e até perder um, porém, dependeria de rara combinação de resultados dos adversários.
Voltando mais atrás no tempo, em 2009, o Paysandu passou de fase com 12 pontos, mas os demais classificados em segundo lugar obtiveram números bem mais expressivos: ASA (16), Brasil (16) e Guaratinguetá (15).
Lanterna
No sábado, o Fortaleza perdeu por 3 a 1 para o América-RN, no PV. A partida era tida como importante para o Leão. No início do jogo, o presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, definiu a partida como “final de campeonato”.
Na classificação, Fortaleza está na lanterna do grupo, o que representaria o rebaixamento para a Série D, caso a Terceirona terminasse hoje. América-RN assumiu a ponta, com 3 pontos, ao lado de Guarany-S, Campinense-PB e CRB-AL. O time volta a campo apenas no dia 6 de agosto, diante do Guarany, no PV.
Daniela Nogueira – O POVO

Comentários