Novo terminal já está operando, desde meados de julho, em fase de testes, para verificação dos equipamentos
A ser inaugurado na próxima quinta-feira, com a presença confirmada da presidenta Dilma Rousseff, o novo píer de atracação de navios do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, já está com as obras físicas concluídas, mas depende ainda da liberação da Licença de Operação para começar a operar comercialmente. O chamado Terminal de Múltiplos Usos (Tmut) já está operando, desde meados de julho, em fase de testes, para verificação dos equipamentos.
De acordo com o presidente da Cearáportos, Erasmo Pitombeira, a fase de testes observa se todos os processos de operação estão dentro das classificações exigidas. Esta etapa, aponta, deverá durar ainda cerca de 30 dias. Para entrar comercialmente no mercado, o Tmut ainda deverá receber uma visita de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que farão uma vistoria do equipamento para liberar o licenciamento.
Há duas semanas, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) solicitou ao órgão a licença de operação. Pitombeira afirma que todas as exigências feitas pelo Ibama foram cumpridas. Contudo, ele informa que ainda não existe uma data agendada para a chegada dos técnicos, ficando o Tmut "na fila de espera" para a vistoria.
Apesar de as obras do píer estarem concluídas, ainda está sendo terminada a parte de iluminação do píer. Também ainda estão para serem colocadas as tomadas do novo terminal, para refrigeração dos contêineres no pátio de estocagem. São 420 tomadas, que serão destinados à movimentação de frutas e alimentos perecíveis, e todas elas já foram adquiridas. Com estas, o porto passa a contar com 1.300 tomadas, contando com as já existentes.
Como o Tmut vai garantir a possibilidade de atracação de navios de maior porte no porto, o presidente da Cearáportos aponta que já existe uma pressão dos operadores para que se iniciem logo as operações do terminal. "Mas isso só começará quando todo o corpo de equipamentos estiver completo", reforça. O Tmut é a primeira grande obra de infraestrutura do governo Cid Gomes.
Orçado em R$ 420 milhões, o empreendimento possui dois berços de atracação e uma retroárea de quase nove hectares, que serão utilizados para recepção e transbordo de contêineres e cargas em geral. Com o terminal, o Porto do Pecém terá capacidade para expandir em até cinco vezes sua atual capacidade de movimentação de cargas, elevando dos atuais 250.000 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit, em inglês, unidade equivalente de 20 pés) anuais para 760.000 TEUS/ano.
Visita da presidenta Dilma
A visita da presidenta Dilma Rousseff ao Ceará está confirmada.
A inauguração do Tmut marcará sua primeira vinda ao Estado, desde que foi eleita presidenta da República. Além do Tmut, a cerimônia também inaugurará a Correia Transportadora de carvão do Pecém e lançará oficialmente as obras de terraplanagem da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), município de São Gonçalo do Amarante, que já iniciaram desde junho passado.
SÉRGIO DE SOUSA – DIÁRIO DO NORDESTE
Comentários
Postar um comentário