Blogueiros do Vale do Curu estavam lá participando
Gov. Cid Gomes e a Ministra Maria do Rosário Foto: Robério Soares |
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), abriu nesta quinta-feira (18), em Fortaleza/CE, a primeira edição da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil. Com o objetivo de aproximar o cidadão das ações e programas em curso no Governo Federal na área de direitos humanos no País, serão realizadas atividades como seminários, palestras, oficinas e audiências públicas relacionadas ao tema. O evento segue até sexta-feira (19).
![]() |
Governador Cid Gomes Foto: Robério Soares |
O ato de lançamento do evento aconteceu às 10h, no Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará. Além da ministra Maria do Rosário, participam do evento o governador do estado do Ceará, Cid Gomes, vários secretários, prefeitos e parlamentares. Estiveram presente os blogueiros do Vale do Curu, representando a região, Robério Soares de São Gonçalo, Josimar Nunes de Umirim, Zé da Legnas e Raimundo Moura de Pentecoste.
![]() |
Robério Soares e Sec. Evandro Leitão Presidente do Ceará, radiantes Com a vitória do Vovô sobre o Grêmio Foto: Josimar Nunes |
A caravana consiste no deslocamento de setores da SDH/PR para desenvolver atividades em determinadas regiões do País. No decorrer do projeto, representantes de todas as áreas temáticas tratadas pela SDH/PR, percorrerão o Brasil para identificar as principais violações de direitos e atuar para combatê-las. As atividades têm como público alvo a comunidade local, entidades ligadas ao tema, ONGs, profissionais da área e gestores públicos.
![]() |
Blogueiros Zé da Legnas e Robério Soares Foto: Josimar Nunes |
Em Fortaleza, a ministra Maria do Rosário fará uma visita à unidade socioeducativa Cecal - Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider. No local, a ministra deverá conhecer o projeto “Novo Olhar sobre as Medidas Socioeducativas no Ceará”, que tem como eixos centrais a restauração de crenças e valores dos jovens, associada à qualificação social, inserção sociofamiliar e monitoramento da progressão do menor infrator.
![]() |
Jornalista Alberto Perdigão valorizando a blogosfera Foto: Robério Soares |
Caravana - Nesta primeira etapa do projeto, estão previstas atividades em pelo menos uma capital das cinco regiões do País. O objetivo da iniciativa, que deve percorrer todos os estados brasileiros, é criar um canal de interação direta com a sociedade, articulando ações conjuntas com os poderes legislativo e judiciário, além de estabelecer parcerias para a promoção e defesa dos direitos humanos com movimentos sociais e os governos estaduais e municipais.
A expectativa em torno do projeto, de acordo com o Secretário Executivo da SDH, Ramaís Silveira, é de que haja uma ampla mobilização em todos os estados brasileiros entre a comunidade, autoridades, entidades de direitos humanos e movimentos sociais em torno das temáticas que serão abordadas pelas caravanas.
![]() |
Blogueiro Zé da Legnas e a Ministra Maria do Rosário Foto: Robério Soares |
“Com as caravanas, esperamos mobilizar a opinião pública local, em cada estado da federação, para mostrarmos que as questões de direitos humanos vão muito além daqueles conceitos clássicos que já estão reconhecidos pela sociedade. Vamos tratar de temas relacionados aos direitos das pessoas idosas, mulheres, pessoas com deficiência, proteção de crianças e adolescentes, segurança pública, direito à saúde, educação e até mesmo ao registro civil de nascimento”, explicou o secretário.
Robério Soares – São Gonçalo Notícia
Com informações da SDH
Agradecimentos Especiais – Jornalista Alberto Perdigão
Comentários
Postar um comentário