O Terminal de Múltiplo Uso do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, que será inaugurado oficialmente nesta semana, já está em operação. O terminal já começou a receber os primeiros navios. Ele terá espaço para atracar até seis navios de médio porte ou dois navios de 300 metros simultaneamente. Cada navio de grande porte tem capacidade para transportar até 300 mil toneladas.
Será inaugurada também nesta semana a obra de ampliação da ponte que liga o porto ao continente, que agora tem 2.500 metros de comprimento, e do quebra mar. Em outubro devem começar as obras de ampliação da área de atracamento. O investimento do Governo do Estado do Ceará será de R$ 610 milhões.
Infraestrutura no entorno do porto
Segundo o diretor de implementação e exportação do Porto do Pecém, Luis Henrique de Carvalho, o escoamento de produtos no complexo poderia ser maior, mas a região sofre com infraestrutura precária das rodovias federais no entorno do Porto. As obras de duplicação das estradas estaduais e a ferrovia Transnordestina, do Governo Federal, devem melhorar o escoamento de produtos na região. A duplicação das vias está prevista para ser entregue em 2014; a Transnordestina não tem prazo.
O Porto do Pecém é o maior exportador de frutos e pescados do Brasil. Do porto saem também produtos como tecidos, minérios e produtos químicos. Ele substitui o Porto do Mucuripe como o maior porto do Ceará. O porto do Mucuripe tem capacidade para receber até três navios simultaneamente, mas a baixa profundidade de 12 metros não permite atracar navios de grande porte.
Outro empreendimento da área portuária no Ceará em planejamento é o Terminal de Passageiros, que está em processo de licitação e cujas obras devem começar ainda este ano. O terminal será construído na Praia Mansa e tem como objetivo transformar Fortaleza em um centro de atração de cruzeiros.
Comentários
Postar um comentário