Capela mais antiga de Paraitinga será inaugurada após ruir em enchente

Templo foi destruído durante temporais de janeiro de 2010
Capela Nossa Senhora das Mercês será reaberta neste domingo
Capela das Mercês reconstruída
Depois de oito meses de obra, a Capela Nossa Senhora das Mercês, erguida no século 19, será entregue oficialmente à população neste domingo (25) em São Luiz do Paraitinga, cidade história no Vale do Paraíba paulista. O pequeno templo ruiu completamente em janeiro de 2010 após as fortes chuvas de verão que inundaram o município de dez mil habitantes.
cerimônia está prevista para começar às 15h30, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, mas a festa na cidade já começou. Desde quinta-feira (22), os fiéis fazem procissão para lembrar o dia de Nossa Senhora das Mercês, comemorado todo 24 de setembro. Ao redor da igrejinha, que fica perto do Centro Histórico, há quermesse, com apresentação de dança e músicas.
Capela das Mercês - destruída
A imagem da santa foi um dos objetos encontrados sob a lama quando a capela foi destruída pela força da água. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a peça estava quebrada em 96 pedaços. Ela já foi restaurada. Ao longo deste domingo, está prevista uma missa pela manhã e outra no fim da tarde.
A obra, orçada em R$ 1,5 milhão, teve verba do Ministério da Cultura, via Iphan. Para acelerar a reconstrução do templo, que completou 197 anos em 2011, os operários contratados são moradores da cidade. O trabalho deles, dos engenheiros e arquitetos começou em janeiro.
A igreja foi pintada em branco e azul, que eram as cores originais – quando ruiu a fachada era amarela. Ganhou novos bancos, piso, altar e estrutura reforçada para suportar outras possíveis tempestades.
G1

Comentários