header ads

Crise não afasta perspectivas positivas no Brasil e Ceará

Cid Gomes
Governador do Ceará
Foto: Alex Costa
Em depoimento exclusivo ao Diário do Nordeste, o governador Cid Gomes, avalia as conquistas de 2011, o que ficou a desejar e aponta perspectivas para 2012

"O ano de 2011 termina com um saldo positivo para o Ceará e 2012 começa com grandes perspectivas econômicas e sociais para os cearenses. Na última sexta-feira, no Rio de Janeiro, aconteceu a solenidade de assinatura do contrato para as obras de construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) entre a brasileira Vale e as coreanas Posco e DongKuk. O empreendimento estruturante vai impulsionar o Estado para um novo patamar de desenvolvimento, permitindo maior competitividade. A CSP vai gerar 23 mil empregos diretos e indiretos durante a construção e 14 mil na sua operação.

O investimento total é US$ 4,69 bilhões e produzirá, na primeira fase, três milhões de toneladas de placas de aço por ano. Ainda no início de 2012, temos a expectativa de entregarmos oficialmente à Petrobras o terreno para a construção da Refinaria Premium II, que consolidará a implantação desse empreendimento sonhado por várias gerações de cearenses.

Internet pública

Não podemos deixar de falar em 2011, sem citar a inauguração do Cinturão Digital. A maior rede pública de banda larga do Brasil que, além de permitir a conectividade em alta velocidade, melhora a qualidade dos serviços públicos prestados à população com aplicações na telemedicina, educação a distância, monitoramento de cargas nas fronteiras, câmeras de vigilância e muitas outras utilidades.

Logística

Neste ano, também inauguramos, com a Presidenta Dilma Rousseff, o Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém (Tmut), que quintuplicou a capacidade de movimentação de contêineres, passando dos 150 mil contêineres/ano para uma movimentação de 750 mil unidades por ano, e o Sistema de Correias Transportadoras (SCT) com seis quilômetros de extensão e capacidade para movimentar 2.400 toneladas de minérios por hora, sem qualquer contato externo.

Somados a isso, temos ainda a inauguração do Hospital Regional do Cariri (HRC); o retorno do Palácio da Abolição como sede do Governo do Estado; a recuperação da malha viária com o Proestradas; mais escolas profissionais e a autorização de vários concursos públicos (Secretaria da Justiça, Perícia Forense, Polícias Civil e Militar).

Na agenda

Para 2012, já temos agendadas grandes ações, como a inauguração do mais moderno centro de feiras e eventos da América Latina - o Centro de Eventos do Ceará -, bem como dos trechos quatro e cinco do Eixão das Águas; a conclusão da reforma e modernização do Castelão, o que permitiu a sua inclusão de Fortaleza como uma das sedes para a Copa das Confederações e a oportunidade de receber dois jogos da Seleção Brasileira durante a Copa de 2014; e ainda o início da fase de testes da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, e a assinatura da ordem de serviço para construir o Acquário Ceará.

Na última semana, foi divulgado o PIB do terceiro trimestre de 2011, o qual aponta que a economia do Ceará cresceu 3,3% em relação a igual período do ano passado, superando o obtido pela economia do Brasil. Com esse resultado, o PIB cearense acumula elevação de 4,7% nos últimos quatro trimestres, quando comparado com os quatro trimestres imediatamente anteriores.

Esse é um indicativo que os esforços estão sendo eficazes para a manutenção do crescimento do Estado mesmo com a crise internacional. Ganha o Ceará e o cearense".
Leia a entrevista completa no Diário do Nordeste

Comentários