header ads

Culinária Cearense - Mão de Vaca


Prato pode ser acompanhado por legumes, arroz e pirão. Chefes de cozinha sugerem usar a carne da perna traseira do boi

Preparada com uma parte do boi que inclui osso e bastante tutano, a mão de vaca é um prato forte, tradicional no Ceará. Os melhores chefes de cozinha preferem fazer o prato usando a perna traseira do boi, que tem uma carne mais tenra do que a da dianteira. Quem ensina esta receita no NE Rural é a chefe de cozinha Mônica Lima, uma administradora de empresas que há 15 anos se dedica à culinária:

Ingredientes:

- 2,5 kg de perna do boi, uma peça inteira.
- Cinco dentes de alho;
- Uma colher de sopa de colorífico;
- Duas colheres e meia de sopa de sal;
- Uma colher de sopa de pimenta do reino;
- Uma cebola e um pimentão dos grandes em rodelas;
- Quatro colheres de azeite;

Tempere a carne com alho, colorífico (colorau), sal, pimenta, azeite e acrescente a cebola e o pimentão. Coloque a carne temperada no fogo brando. Depois de refogada, a chefe acrescenta um litro de água fervente. Então, deixe a carne ficar dourada. Se houver necessidade, acrescente mais água pois a receita precisa de bastante caldo para o pirão. Depois disso, a panela é fechada, o fogo continua brando. A mão de vaca deve cozinhar por duas horas seguidas até ficar no ponto certo.

O prato pode ser acompanhado de legumes como batata e cenoura, além de porções de arroz branco e pirão, que é feito com o caldo da mão de vaca.
Verdes Mares

Comentários