27/12/2011
Além do aspecto religioso, o circuito propiciará a divulgação da história e cultura dos bairros da Capital
A Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor) lançou, ontem, em solenidade ocorrida no Paço Municipal, o Circuito de Turismo Religioso. O projeto amplia o leque de oferta turística na cidade, com a inclusão do turismo religioso. Além disso, permite também que os fortalezenses e turistas possam conhecer a história e a arquitetura religiosa ao visitarem as diversas igrejas da Capital cearense.
O circuito, apesar de ter sido lançado oficialmente ontem, em sua fase experimental já foi implementado nos últimos dias 17 e 18 com roteiros de Nossa Senhora de Fátima e de Nossa Senhora da Saúde. Ele, agora, terá prosseguimento no dia 7 de janeiro, quando serão percorridos os dois roteiros que passarão por cerca de 20 igrejas e monumentos (estátuas e bustos) relativos à religiosidade cristã da cidade.
A Prefeita Luizianne Lins falou com entusiasmo dessa nova modalidade lançada, ressaltando a importância desse segmento turístico para a cidade.
"Demos ênfase, em nossa gestão ao turismo esportivo, gastronômico e de eventos, entre outros. Agora chegou a vez de uma nova vertente, que é o religioso. Essa é uma modalidade que se agiganta e que, ao mesmo tempo, transmite os valores de Fortaleza no que diz respeito a fé de seu povo", disse.
A titular da Setfor, Patrícia Aguiar, afirmou que o circuito representa uma forma de fomentar um novo roteiro de turismo na cidade. "Fortaleza não pode ficar resumida somente ao turismo de sol, mar de lazer, de compras ou de gastronomia. O turismo religioso é uma nova porta que se abre para uma parcela considerável da população, principalmente a da melhor idade", disse a secretária.
Patrícia Aguiar considera que esse é o momento da consolidação do turismo a nível mundial. "Na Itália, Portugal e Espanha, na Europa como um todo já se pratica o turismo consolidado. Aqui esse lado da religiosidade é aberto. Fortaleza tem seus laços muito fortes na fé. Exemplos disso são os eventos que reúnem multidões como a Procissão de Fátima, a Caminhada com Maria e o projeto Evangelizar. Fortaleza parte na frente em ser a primeira Capital do Nordeste a praticar o turismo religioso", acrescentou.
Além do aspecto religioso, o circuito propiciará aos bairros poderem divulgar sua história e seu valores culturais. Há, ainda, o lado da economia da cidade.
Leia mais no Diário do Nordeste – Adalmir Ponte Repórter
Comentários
Postar um comentário