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FRETCAR trata mal seus usuários em São Gonçalo do Amarante

Passageiros ficam a ver navios, a espera do ônibus que não vem


O transporte coletivo é um serviço público e essencial, cuja prestação se dá, através de delegação (concessão ou permissão), nas formas do art. 175, da Constituição Federal. Portanto o passageiro, o usuário, o cidadão merece respeito por parte da concessionária ou permissionária, no caso a FRETCAR – Transporte Locação e Turismo Ltda.

Com o fim das concessões antigas houve uma licitação, São Gonçalo, Paracuru, Paraipaba, Trairi e até o limite com o Piauí foi vencida pela FRETCAR. Antes três empresas: Litorânea, Pegásus e Viação Paraipaba atendiam nosso município, havia uma verdadeira disputa entre elas e com isso o usuário saia ganhando, horário, preço, atendimento, etc.

Hoje virou um monopólio privado nas mãos da FRETCAR que se acha no direito de fornecer um péssimo serviço sem dar satisfação ao usuário.

São tantas às reclamações que vamos enumerá-las na expectativa de que a FRETCAR nos prestem um esclarecimento convincente:

1 – Site da FRETCAR
•Locais de vendas de passagens: consta no site, mas está em branco, sem nenhum endereço, São Gonçalo do Amarante não existe para eles;
•Tabelas e Tarifas: inexistente consta também no site, mas diz que está em construção, não acompanhou a velocidade da internet;
•Linhas atendidas: constam algumas, mas incompleta, nossa cidade também não está lá;
•Vendas de passagens: em construção, mas eles exigem do passageiro o bilhete na mão;
•Serviços: em construção, precisa dizer algo?
•Telefone de contato: consta o número de um telefone (85)3402.2244, que você passa horas e mais horas ouvindo aquelas mensagens características das empresas operadoras de cartão crédito ou de telefonia que todos já conhecem e que a maioria desiste vencida pela aporrinhação.
•Fale conosco: é outro serviço no site da FRETCAR que não funciona.

2 – Paradas de ônibus: não existem placas determinando os locais, no entanto os motoristas da FRETCAR não param em todos os lugares.

3 – Passagem ou bilhete de viagem: só embarca o passageiro com a passagem na mão, como adquirir a tal passagem se a FRETCAR não coloca pontos de vendas, no site da empresa não diz onde adquirir.

Aconteceu com a nossa companheira Patrícia Lopes da FM São Gonçalo que esperava a sua condução em frente ao BOM PREÇO na Av. Bezerra de Menezes em Fortaleza, quando o ônibus parou com alguns passageiros, o trocador gritou só embarca quem possuir a passagem. Patrícia e outros passageiros foram obrigados a fretar um taxi, uma situação irregular, mas eles tinham que retornar, já que foram rejeitados pela FRETCAR. Fato ocorrido na noite de sábado 10/12/2011.

4 – Desrespeito ao passageiro: um cidadão foi comprar uma passagem em Paracuru com destino a São Gonçalo, pagou com uma cédula de R$ 50,00 a vendedora (lá em Paracuru tem vendedora) não tinha troco, só embarca com a passagem na mão, ele perguntou – o que eu faço? Ela respondeu - te vira. Este é o tratamento dado pelos colaboradores da FRETCAR. Para eles aquela regra que diz “o cliente tem sempre razão” lá é ao contrário “o cliente nunca tem razão”.

5 – São Gonçalo é uma secção: Alguns ônibus de municípios vizinho como Paracuru, passam dentro da cidade de São Gonçalo, mas não param no terminal rodoviário, deixando o passageiro tonto sem saber onde pegar o transporte. Outro caso é a obrigação de pagar a passagem cheia, direta para o destino do ônibus, em certas localidades não tem tarifa, isso é um verdadeiro absurdo. A empresa alega que São Gonçalo é uma secção. A linha São Gonçalo existe desde o tempo da Viação Paracuru.

6 – Distritos isolados: Croatá e Umarituba pertencem a São Gonçalo, mas não são atendidos pela FRETCAR, a Expresso Guanabara não tem tarifas para estes distritos e cobra a passagem cheia para Sobral, pode uma situação como esta? Onde estão às autoridades competentes e responsáveis pela fiscalização? E olhe que não vou falar dos acidentes envolvendo os ônibus da FRETCAR, vou considerá-los acidentes.

Não temos nada contra a empresa FRETCAR, estamos aqui para esclarecer, para buscar um entendimento entre a empresa e o usuário, até porque como disse nosso companheiro Wilson Matos da FM São Gonçalo, - os ônibus são novos, limpos, com ar-condicionado, etc. Mas o povo merece respeito e já está na hora da FRETCAR por em prática a sua missão que está lá no site. Missão da empresa. Transportar Pessoas com segurança, conforto e pontualidade.
Robério Soares

Este artigo foi redigido com base em depoimentos de passageiros da FRETCAR no Programa Alerta Geral da FM São Gonçalo, apresentado por Patrícia Lopes e Wilson Matos, no dia 13/12/2011.

Caso a empresa queira se manifestar terá o mesmo espaço ou até maior se for necessário: editores.sganoticia@gmail.com

Já o público em geral se manifesta aí em baixo, fiquem a vontade.

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