O Globo noticia que, na noite de ontem o meganavio Vale Beijing que carregava em São Luís, uma rachadura no casco, que estaria causando a entrada de água no lastro da embarcação, uma das maiores embarcações do mundo. Haveria, segundo o jornal, risco do navio naufragar, levando todo o minério de ferro que carrega para o mar.
O Vale Beijing tem 361m de comprimento, 65m de largura e 30 de altura, e foi o primeiro supergraneleiro dos oito contratados pela mineradora ao estaleiro sul-coreano STX Offshore & Shipbuilding’s Jinhae Shipyard. O valor do contrato foi de aproximadamente US$ 6 bilhões.
É o segundo dos navios gigantes encomendados fora do Brasil por Roger Agnelli, o que causou uma imensa crise entre a mineradora e Lula, em 2009. O primeiro, o Vale Brasil, está navegando sem destino definido, depois de ser recusado nos portos chineses.
Imaginem se os navios fossem brasileiros, o que estariam dizendo.
Tijolaço do Brizola Neto
Comentários
Postar um comentário