header ads

Réveillon de Fortaleza 2012 – Não deve chover na virada do ano

Região Sudeste: muita chuva em quase toda região na chegada de 2012

As condições do tempo na Região Sudeste já estão complicadas por conta da chuvarada que vem caindo nos últimos dias na maioria das regiões de Minas Gerais e na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. A passagem de uma frente fria no Natal causou muita chuva e alagamentos pelo litoral de São Paulo. A chegada de 2012 também será com chuva em grande parte do Sudeste.

Durante o dia 31 de dezembro de 2011 e também no primeiro dia de 2012, a chuva não deve dar trégua ao Espírito Santo. Os municípios do norte de Minas Gerais, do vale do rio Doce e do vale do Jequitinhonha também vão começar o novo ano com muita chuva. No norte e na região serrana do Estado do Rio, na Grande Belo Horizonte e nas outras áreas mineiras, incluindo o sul de Minas e a zona da mata, o sol até aparece de vez em quando no dia 31 de dezembro, mas o risco de chuva forte continua alto durante a tarde e à noite. O centro-sul do Rio de Janeiro termina 2011 com sol e pancadas de chuva à tarde e nas primeiras horas da noite.

Rio de Janeiro: possibilidade de chuva na virada para 2012

Famosa pelo espetáculo de luzes, uma das festas de Ano Novo mais famosas do planeta é que a acontece na praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Este ano, de acordo com os meteorologistas da Climatempo, há possibilidade de chuva durante a tarde e também na noite de 31 de dezembro. Na hora da virada para 2012, o Rio de Janeiro deve estar com muitas nuvens e há possibilidade de chuva fraca. A temperatura fica agradável durante a noite, entre 24ºC e 26ºC.

A região de Angra dos Reis e toda Costa Verde, no litoral sul do Rio de Janeiro, entra em 2012 com condições de tempo parecidas com a da capital fluminense: muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca.

Região Nordeste: 2012 chega com sol e calor

No finalzinho de 2011, as condições de chuva aumentam sobre a Bahia por causa da presença de áreas de instabilidades associadas a Zona de Convergência do Atlântico sul (ZACS) que ajudam a espalhar a umidade em muitas áreas do Nordeste. A presença deste sistema aumenta a nebulosidade e a ocorrência de chuva sobre o centro-sul do Maranhão e do Piauí.

O dia 31 de dezembro de 2011 ainda será com muito sol, pouca ou nenhuma chuva nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará. Nestes estados, a virada para 2012 deve ser com calor e algumas nuvens, mas não deve chover.

No Maranhão e no Piauí, as condições de chuva são maiores no dia 31 de dezembro de 2011, podendo até chover forte em áreas do sul dos dois Estados. Nas capitais Teresina e São Luís, a passagem para 2012 deve acontecer numa noite quente, mas com pouca chance de chuva.

Na Bahia, no último dia de 2011 pode chover forte em várias localidades do litoral sul baiano, da região da Chapada Diamantina, do Planalto da Conquista e também do vale do São Francisco e do oeste baiano. A chance de estar chovendo na hora da virada para 2011 também é alta. Em Salvador e no Recôncavo Baiano, também devem ocorrer pancadas de chuva no dia de 31 de dezembro de 2011, mas o sol vai aparecer na maior parte do dia.
Com informações da CLIMATEMPO

Comentários