Comer 12 sementes de uva traz fartura |
Roupas brancas para trazer paz são as mais procuradas
Fim do ano está próximo. E junto com ele muitas crenças e simpatias feitas pelas pessoas para obter um ano melhor na vida em família, no trabalho e com os amigos. Muitos brasileiros são supersticiosos e fazem simpatias na virada do ano.
Há opções para todos os gostos e objetivos para alcançar no ano que está para chegar. Nas comidas, tem a lentilha. A cultura foi trazida ao Brasil por Italianos e muitos dizem que traz sorte, pois simbolizam mini moedas de fortuna.
Para aqueles que pensam que só pulando sete ondas a sorte surge no próximo ano, veja outras tradições que herdamos mundo afora.
O hábito de comer uvas nos últimos minutos do ano que se despede é uma herança portuguesa. Comer 12 uvas a cada badalada do sino e guardar as sementes da fruta é símbolo de fartura.
A cultura africana também trouxe suas superstições ao país. Os africanos dizem que começar o ano à beira-mar traz amor, saúde e dinheiro aos 12 meses seguintes. Já comer romã na virada, é um símbolo judaico da prosperidade.
As roupas brancas viraram sinônimo de reveillon, que é um hábito dos seguidores de candomblé, mas nem sempre esta tradição é seguida. Mariana todo ano faz uma análise da sua vida no ano que esta terminando. “Vejo o que faltou e escolho a roupa conforme isso, esse ano escolhi o lilás.”. Esta cor traz a sutileza da espiritualidade e transmuta as energias, explica a dentista.
Os fogos de artifícios são de herança alemã e norte-americana. Eles tem a idéia de que fogos barulhentos afastam os maus espíritos. Tudo em conjunto com sinos tocando e muita música, tudo à meia-noite.
G1
Comentários
Postar um comentário