23/01/12 - Até maio de 2012 mais 12 municípios cearenses devem ser palco dos seminários que visa discutir a campanha “Quem Cala Consente - Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes é Crime”, lançada em maio de 2011 pela Comissão da Infância e Adolescência, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. São elas: Brejo Santo, Crateús, Crato, Fortaleza, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Senador Pompeu, Sobral, Quixadá e Tauá.
De acordo com a presidente da Comissão, deputada estadual Bethrose (PRP), a ideia é formar multiplicadores e mobilizar a sociedade em defesa dos jovens, com a ajuda das escolas. “Queremos mobilizar gestores, pais, conselheiros tutelares, educadores e estudantes a formatar um plano estratégico de combate à violência sexual”, explica a parlamentar.
Ao final de cada seminário, são criados grupos de trabalho para analisar o funcionamento dos órgãos de proteção e formular ações, de acordo com a realidade de cada região. A campanha, segundo Bethrose, tem como meta a criação de uma rede de proteção para crianças e adolescentes.
As denúncias podem ser feitas ao Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e Adolescentes – Disque 100; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar de cada município; bem como do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Crea) e Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca). E ainda, a Delegacia de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes (Dececa) e Fórum Cearense de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que funcionam em Fortaleza.
Até o final do ano passado, as cidades de Acaraú, Baturité, Camocim, Canindé, Horizonte, Itapipoca, Jaguaribe, Russas e Tianguá já haviam participado do debate e aderido a campanha.
Comentários
Postar um comentário