header ads

Empregados da Foxconn ameaçaram cometer suicídio em massa

10/01/2012
Um grupo de 300 empregados da Foxconn ameaçou se jogar do alto de um prédio na semana passada em Wuhan, China, segundo reportagem do site Want China Times. O motivo seria a negação de uma compensação financeira antes prometida pela companhia.

A publicação, que cita como fonte o site China Jasmine Revolution (anti- governo), informa que os funcionários pediram aumento do salário no dia 2 de janeiro. A reposta teria sido: deixem a empresa e recebam uma compensação ou mantenham suas posições na companhia e não recebam nenhum pagamento adicional.

A maioria dos empregados, então, teria escolhido a primeira opção. Mas a Foxconn, segundo o site, mudou de ideia, e ninguém recebeu o dinheiro prometido.

O prefeito de Wuhan teria ido até o prédio onde os funcionários estavam para impedir o suicídio. O site de tecnologia americano Business Insider lembra que, se o caso for verdadeiro, isso mostra que trabalhar na Foxconn ainda é problemático, apesar de a empresa dizer fazer melhorias nas condições de trabalho.

Não há pronunciamento da empresa na matéria e nenhuma referência ao fato no site da Foxconn. O site Kotaku diz que os empregados que tentaram suicídio eram da planta que fabricava o console da Microsoft Xbox 360. Isso teria causado a paralisação temporária da produção do videogame.

Não é a primeira vez que rumores sobre suicídios na Foxconn ocorrem. Em 2010, 14 empregados se mataram, segundo o Want China Times.
Estadão

Comentários